CUITO CUANAVALE APOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O município do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, tem, desde terça-feira, a primeira escola do ensino médio, vocacionada à formação de professores.
Inaugurado pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, o estabelecimento escolar, que custou 400 milhões de kwanzas, tem capacidade para albergar mais de mil alunos em dois turnos e foi construída no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A escola conta também com três laboratórios de Química, Física e Biologia. O governador disse, ainda, que o objectivo é criar, no futuro, mais estruturas de apoios, com realce a um dormitório, de forma a permitir o regime de internato para os estudantes externos.
A nova escola, explicou, vai contar com 35 professores e já tem matriculados, para este Ano Lectivo, um total de 1.019 estudantes do município do Cuito Cuanavale e outros da cidade de Menongue.
A instituição académcica, referiu, foi feita a pensar nos estudantes dos demais municípios da província, com realce ao de Mavinga, Rivungo e Nancova. O ensino de formação de professores a nível da província, sublinhou, é um desafio imprescindível para o Governo do Cuando Cubango para dar resposta às necessidades de quadros no sector da Educação.
José Martins lembrou que com a escola a província passa a contar com três instituições viradas para a formação de professores.
O administrador municipal do Cuito Cuanavale, Daniel Alfredo, disse que a construção da escola vai permitir melhorar a qualidade do ensino médio no município. A administração municipal, disse, tudo fará para preservar o estabelecimento escolar.

Você não pode copiar o conteúdo desta página