ALUNOS RETOMARAM HOJE AS AULAS NO ENSINO GERAL
As aulas no ensino primário e secundário, no país, arrancam, hoje, com 10 milhões 444 mil 632 alunos matriculados no subsistema nacional não universitário, dos quais 878.383 discentes pela primeira vez e 120 mil novas salas de aula erguidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A garantia foi revelada no final de semana pelo secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, durante a 27ª Sessão Temática realizada no Centro de Imprensa de Aníbal de Melo (CIAM), em Luanda. As aulas, que arrancam esta manhã nos 164 municípios do país, disse o secretário de Estado, terminam a 31 de Julho de 2025.
No encontro com os jornalistas nacionais e estrangeiros, o responsável do sector da Educação orientou os professores para darem início ao arranque das aulas, após o acto formal de apresentação diante dos alunos no interior da sala de aula.
“A tendência dos professores é consumir o primeiro dia de aulas com as apresentações nas salas quase durante toda a semana, com o intuito de passar os adjectivos pessoais”, asseverou o responsável, mas destacou que os docentes já foram avisados sobre este tipo de conduta dos anos lectivos anteriores.
“Temos 16 semanas lectivas para o primeiro trimestre e, se não trabalharmos na primeira estaremos praticamente a leccionar com menos uma”, disse Pacheco Francisco.
Em cinco minutos, prosseguiu o secretário de Estado, o professor pode efectuar uma apresentação formal, sem justificações e consumir bastante tempo para leccionar os discentes ansiosos com as novas disciplinas.
Pacheco Francisco confirmou que o calendário escolar nacional para o Ano Lectivo 2024/25, divulgado, no mês de Agosto, pelo Ministério da Educação contém 48 semanas escolares, sendo 41 de actividades lectivas e nove feriados nacionais e pontes.
O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário esclareceu que o calendário escolar aprovado pelo Decreto Executivo nº 31/2024, de 1 de Agosto, é de aplicação obrigatória em todas as instituições de Educação Pré-escolar, do Ensino Primário e Secundário público, público-privadas e privadas, legalizadas no país.
O acto oficial de abertura do Ano Lectivo aconteceu na sexta-feira passada, na cidade do Uíge, presidida pela ministra do Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança.
Calendário Escolar
O responsável explicou que o I trimestre começa hoje e encerra a 3 de Janeiro, durante este período vai arrancar os concursos académicos, denominados Olimpíadas de Matemática, Física, Literacia Financeira, bem como os de Redacção da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o de Leitura.
O II trimestre, que inicia a 6 de Janeiro, termina a 17 de Abril, nesta etapa serão realizadas as avaliações nacionais de aferição da 2.ª classe, ou seja, proficiência da fluidez da leitura e para os discentes da 5.ª e 8.ª classe (aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática).
O terceiro trimestre principia a 21 de Abril e fica concluído no dia 31 de Julho e tem como principais actividades a realização da XII edição das Olimpíadas de Matemática (de 14 a 17 de Abril), a VI Feira de Amostras do Sistema Educativo-Educa Angola (de 23 e 24 de Maio de 2025), as Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (em Julho de 2025).
Além destes eventos, no III trimestre, está agendada, também, a realização da fase final da 6.ª edição das Olimpíadas de Física, de 12 a 14 de Outubro de 2024, e a execução dos exames nacionais, de 9 a 13 de Junho de 2025.