DEZ ANOS DEPOIS: PONTE DO MALUECA ENTREGUE HOJE AOS MUNÍCIPES DO CAZENGA E CACUACO
Dez anos após vários desastres, pedidos de socorro, e promessas incumpridas do Governo Provincial de Luanda e administrações de Cacuaco e Cazenga, finalmente, a população do viu terminada e entregue na manhã desta terça-feira, 9, a famosa ponte do Malueca que divide os dois municípios. A inauguração foi procedida pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
ANNA COSTA
Antes da conclusão da obra, a travessia de pessoas e viaturas era feita em pontes metálicas, que chegaram a desabar em várias ocasiões devido às águas das chuvas. No entanto, a circulação automóvel ficou interrompida naquela circunscrição de Luanda por três anos, embora a população já clame há dez pela colocação de uma ponte definitiva.
“Está comprovada a conclusão da obra! Infelizmente tivemos uma décalage naquilo que era a execução financeira, o que criou inúmeros constrangimentos nos dois municípios. Mas com a colaboração dos nossos parceiros e empresas concluímos efectivamente a ponte”, disse o governador de Luanda.
A ligação entre Cazenga e Cacuaco já está funcional, porém, a população pede manutenção permanente da ponte, de modo que seja uma ponte duradoura e não como as outras já conhecidas que, sendo definitiva, ainda assim, são arrastadas pelas chuvas.
Segundo Manuel Homem, embora alguns constrangimentos tenham inviabilizado a rapidez da obra, os munícipes dos dois municípios passam agora a ter uma circulação mais facilitada entre ambos os municípios.
Numa nota na sua rede social, o Governador aproveitou para enaltecer as equipas envolvidas, com destaque para os representantes das construtoras e colaboradores, e o engajamento das administrações municipais de Cacuaco e Cazenga.
A abertura da ponte acontece sensivelmente um mês depois de Manuel Homem ter estado no local a constatar as obras. Entretanto, embora o GPL não tenha avançado o valor da obra, o Jornal Hora H, apurou que o empreiteiro ainda não foi pago na totalidade.