INAUGURADO APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DA MATALA

O Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala, na província da Huíla, foi inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço.

Acompanhado do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, o Chefe de Estado, João Lourenço, procedeu ao corte da fita, que marca o arranque das operações da infra-estrutura energética.
A Barragem da Matala aumentou a capacidade produtiva de 27.2 para 40.8 megawatts, com a entrada em funcionamento da terceira turbina, que vai garantir o fornecimento de energia eléctrica, com qualidade, para beneficiar várias comunidades nas províncias da Huíla e do Namibe.
Para o aumento da actual potência eléctrica desta barragem o Governo investiu mais de 106 milhões de euros, para as obras de reabilitação dos equipamentos da Central Hidroeléctrica, da Subestação e da Rede Eléctrica da Vila da Matala, que vai permitir reduzir o custo de operação das centrais térmicas, mediante a redução do consumo de combustível fóssil.

CHEFE DE ESTADO DEFENDE FORTE APOSTA NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, esta sexta-feira, no município da Matala, província da Huíla, que para haver desenvolvimento é necessário uma forte aposta na produção e distribuição de energia e de águas.

O Chefe de Estado falava à imprensa, no final da cerimónia de inauguração do Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala.

“Nós temos duas grandes bacias, a principal delas é a do Kwanza onde já temos três barragens, nomeadamente Capanda, Cambambe e a de Laúca. Está neste momento em construção a Barragem de Caculo Cabaça que será a maior do país”, destacou João Lourenço. 

Segundo o Presidente da República, apenas dez das 18 províncias do país estão interligadas, sendo necessário a aposta na transportação e distribuição da energia eléctrica para permitir que todos os cidadãos possam beneficiar deste “bem”. 

Você não pode copiar o conteúdo desta página