DETIDOS CIDADÃOS VIETNAMITAS QUE SE DEDICAVAM AO CONTRABANDO DE MARFIM

O Serviço de Investigação Criminal (SIC-LUANDA), deteve dois (2), cidadãos de nacionalidade vietnamita acusados nos Crimes de Associação Criminosas e Agressão ao Ambiente.

NDOMBI ZADIMENGA

Segundo o porta-voz do SIC Luanda, os mesmos foram detidos no passado dia 19 de Maio do corrente ano, por volta das 10H00, em flagrante delito no Município de Viana, precisamente no Distrito Urbano do Kikuxi, Bairro Pantanal, Rua da Antena, no interior de uma residência, em posse de grandes quantidades de dentes de Marfim, alguns já trabalhados em esfera, e prestes a serem comercializados e consequentemente, exportados.

De acordo com o porta-voz, os factos cometidos por estes cidadãos, violam a convenção internacional sobre o comércio de espécies da fauna e flora selvagem ameaçadas de extinção, aprovada pela Resolução 01/07, de 14 de Fevereiro, sendo que a espécie pelo qual é extraída o marfim (elefante) faz  parte da categoria C das espécies vulneráveis da lista vermelha de Angola.

Desta acção foi possível apreender (39) Dentes de Marfim completos, (102) metades de Dentes de Marfim, (95) metades de Dentes de Marfim serradas em forma de circulo, (115) Kgs de restos de Marfim serrado, (7,5) Kgs de Esferas de Marfim , que posteriormente serão remetidos ao Instituto Nacional de Biodiversidade e Conservação “INBC”, a fim de serem submetidos a exame pericial e, 02 Balanças e 03 Máquinas usadas para a transformação do Marfim.

Detidos os implicados e presentes ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, foi, a estes aplicada a medida de coacção mais gravosa -A prisão Preventiva.

Você não pode copiar o conteúdo desta página