CORRUPÇÃO NO KWANZA NORTE: COMPARSAS DE PEDRO MAKITA ACUSADOS DE CORRUPTOS RESPONDEM PROCESSO NA PGR
A Procuradoria-Geral da República (PGR) junto do SIC-Kwanza Norte, notificou recentemente, o governador cessante do Kwanza Norte, Pedro Makita, Delegado da IGAE Simão Mateus e o director dos recursos humanos do governo da província, Ramos Matias, acusados de inserirem de forma continuada no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), indivíduos que não fazem parte dos quadros do pessoal do referido governo e que nunca tinham concorrido para o provimento de vaga na função pública, conforme orienta o ordenamento jurídico angolano
ANA MENDES
Segundo a fonte do Jornal Hora H, os governantes foram notificados para um esclarecimento sobre a denúncia pública no 16 de Julho de 2023 por este Jornal com o título CORRUPÇÃO NO K. NORTE: “ PEDRO MAKITA, DELEGADO DO IGAE E RESPONSÁVEL DO RH ESTÃO NO ESQUEMA” e no auto de interrogatório os acusados afirmaram que as pessoas inseridas no sistema já eram funcionários públicos, ou seja, já vierem com as categorias a partir da província do Zaire.
De acordo com a fonte, a informação não condiz com a verdade, justificando que “os números de agentes que os inseridos têm são recentes”. Para a fonte, ficaria muito mais fácil a PGR solicitar as ocorrências do sistema para poder apurar a veracidades dos factos.
A fonte do Jornal Hora H que preferiu o anonimato, avançou que nesse momento o governador foi exonerado e o pessoal inserido, continuam na folha do governo provincial com as categorias dadas de forma fraudulentas.
“A IGAE está a fazer um trabalho de inquérito no gabinete provincial de recursos humanos, inquérito este foi a pedido do governador actual do Cuanza Norte”, disse a fonte. Que acrescentou que nada sairá desse inquérito uma vez que este mesmo órgão do Estado também está no jogo.
“A directora do gabinete do governador provincial senhora Suzana pertencente a gestão do Pedro Makita Júlia, actualmente continua como directora, mas foi inserida no concurso público do governo provincial mesmo não tendo concorrido, o mesmo aconteceu com o secretário cessante do gabinete do governador cessante, o senhor Domingos Sadraque Manso, Chefe Adjunto do gabinete do governador, que foi inserido no mesmo processo”, disse a fonte ao Jornal Hora H.
Sabe-se que, na altura, o delegado da IGAE no Kwanza Norte, Simão Mateus, enviou uma lista, via WhatsApp, ao director dos recursos humanos, Ramos Matias Gaspar, contendo nomes de alguns familiares de funcionários da delegação da IGAE e pessoas próximas para a sua inserção no sistema.