ANGOLA ACOLHE ASSEMBLEIAS CONSTITUTIVAS DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS DE ÁFRICA, CARAÍBAS E UNIÃO EUROPEIA

Angola vai acolher de 19 a 21 de Fevereiro, em Luanda, as Assembleias Constitutivas da Organização dos Estados de África, Caraíbas e União Europeia (OEACP-UE).

NDOMBI ZADIMENGA

A deputada Ângela Bragança, presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos dos Países Europeus e ACP-EU, assegurou, quarta-feira, 07, que as condições estão criadas para o êxito do evento.

A deputada destacou a participação de vários intervenientes para o asseguramento de serviços de qualidade aos convidados para o certame, desde a facilitação de vistos, apoio protocolar, logístico e outros.

À margem das Assembleias Constitutivas, segundo a deputada, realizar-se-ão também os fóruns de Mulheres e dos Jovens, cuja expectativa para estes encontros “é promover uma maior parceria e aproximação entre os povos dos estados da ACP/EU, à luz do novo Acordo de Samoa, que, em conjunto, discutirão temas de interesse comum que afectam os jovens e as mulheres, tais como a igualdade de género, o empreendedorismo, emprego e outros”.  

Pela segunda vez, o País é solicitado para albergar o evento, depois de 2009, pelas melhores referências na organização recente da 141ª reunião da União Interparlamentar (UIP).

O evento contará com a participação de cerca de 400 delegados, incluindo 78 deputados da ACP e igual número da UE.

Refira-se que Assembleias Constitutivas da Organização dos Estados de África, Caraíbas e União Europeia (OEACP-UE), reúne cerca de 1,5 mil milhões de pessoas de três continentes e 79 países, sendo 48 da África Subsariana, 16 das Caraíbas e 15 do Pacífico, o que torna esta organização uma força significativa no concerto das nações.

Você não pode copiar o conteúdo desta página