SIC/LUANDA APERTA O CERCO E DETÉM MARGINAIS ALTAMENTE PERIGOSOS NO KILAMBA KIAXI

Nove cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 20 e 40 anos, foram apresentados na manhã desta terça-feira, 6.02, implicados nos Crimes de Associação Criminosa, Ameaças de Morte e Roubo Qualificado de Bens Diversos e Valores Monetários, no Município do Kilamba Kiax, informou a Direcção Municipal do SIC do Kilamba Kiaxe, ao Jornal Hora H.

ANNA COSTA   

Segundo o Superintendente-Chefe, Fernando de Carvalho, as detenções resultaram de um trabalho operativo levado a cabo pelos operacionais do SIC/Kilamba Kiaxi, em que foi desmantelada uma associação Criminosa, composta por nove elementos, implicados em vários Crimes de Roubo Qualificado de Bens Diversos e Somas Avultadas de Dinheiro. 

Segundo o Porta-voz, as detenções acorreram por conta da última acção protagonizada, em que os mesmos tomaram de assalto uma residência e, sob fortes ameaças de morte, efectuaram o Roubo de 907 mil kwanzas, 70 Euros, mais 10 dólares,  três telemóveis de marcas e modelos diversos, uma caixa de recargas telefónicas referente a duas operadoras de telefonia móvel nacionais “Unitel e Africel”, dois Cartões Multicaixa e dois Relógios de marca Swatch.

Para a prossecução das suas acções, a quadrilha se fazia portar de quatro  armas de fogo e duas viaturas de marcas hyundai i10 e kia picanto, (já apreendidas) ambas de cor vermelha, que serviam como meios de apoio,

Dada a ocorrência, os operacionais do SIC/Kilamba Kiaxi, que já efectuavam um trabalho investigativo em torno desta Associação Criminosa, intensificaram as suas operações que culminaram com as citadas detenções, acompanhadas com a apreensão de todos os meios .

As investigações apuraram, até ao momento, que a mesma Associação Criminosa está envolvida em mais de dezoito crimes de roubos de meios pessoais e domésticos diversos e quantias monetárias acima dos 16 milhões de kwanzas  e 21 mil dólares, precisamente nos Distritos Urbanos da Sapú, Nova Vida e Bairro Palanca, todos como zonas de eleição.

Fernando de Carvalho afirmou que, todos os detidos foram presentes ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias que determinou a medida de coacção mais gravosa – A prisão preventiva.

As vítimas, proprietários de residências que viram os seus bens a serem roubados, regozijados, reconheceram o grande trabalho feito pelo Sic, dizendo que, “agora chegou a hora de dormirem em Paz”, pedindo a mão pesada dos órgãos de justiça.

O SIC-Luanda garante que redobrará as suas acções investigativas e encurtará as rédeas de quem enveredar por acções ilícitas e criminosas.

Você não pode copiar o conteúdo desta página