“CIDADÃOS SÃO AGENTES ACTIVOS NO COMBATE À CORRUPÇÃO” – ADRIANO MENDES DE CARVALHO
O novo delegado provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Zaire, António David Lemos, defendeu, terça-feira, em Mbanza Kongo, que cada angolano no seu posto constitui um agente activo no combate à corrupção.
JA
António David Lemos, que falava à imprensa, após a sua apresentação oficial ao governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, em cerimónia dirigida pelo inspector-geral adjunto da IGAE para a área de Denúncias, Queixas e Reclamações, Ezequiel Correia Gomes, considerou a corrupção como um mal a combater dentro dos marcos da lei.
“Sabemos que a corrupção é um mal que deve ser combatido, tendo sempre em atenção os normativos legais, de modo a apoiar o Governo local na implementação das políticas públicas, para a promoção do crescimento económico e consequente desenvolvimento sustentável que se espera a nível da província do Zaire”, disse.
O responsável acrescentou que, quanto mais houver engajamento de toda a sociedade no combate à corrupção, mais rápido e eficaz o Estado vai materializar projectos que vão satisfazer o interesse colectivo.
Por seu turno, o governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, lembrou que o combate à corrupção constitui uma das grandes preocupações do Presidente da República, João Lourenço, pelo que o apoio do Governo local está garantido para o êxito desta missão.
“Nesta luta, conte com o nosso apoio. Pedimos que não deixe de observar a componente profilática e o diálogo. Mas não tenha receio de exercer as suas actividades, tal como estipula a Lei, porque os gestores que infringirem os princípios da gestão do erário devem assumir os seus erros”, disse.
António David Lemos substitui Benigno da Costa no cargo de delegado provincial da IGAE no Zaire, que trabalhou na região num período de seis meses e doravante vai exercer as funções de director nacional de inteligência inspectiva e combate à corrupção.