INAUGURADO HOJE NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE LUANDA SOB GESTÃO PRIVADA
O presidente da República de Angola, João Lourenço, inaugurou nesta sexta-feira, 10, o novo Aeroporto Internacional denominado Dr. António Agostinho Neto, com um custo de 2,5 mil milhões de euros, localizado no Distrito Urbano do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, em Luanda e informou que a infraestrutura será gerida por um operador privado com a partilha de despesas com o Estado.
ANNA COSTA
Em conferência de imprensa após a inauguração e uma exaustiva visita ao considerado 3.º maior Aeroporto do Continente Africano, João Lourenço abordou o facto de se ter indicado um operador transitório e tudo vai ser feito para que este processos de transição seja rápido e anunciou que dentro de alguns meses ter-se-á um operador privado que vai gerir a infra-estrutura com a partilha de despesas com o Estado, sublinhando que este continuará a ser dono do Aeroporto.
O presidente da República disse que em função deste modelo de gestão que em breve será implementado o novo aeroporto vai gerar grandes receitas para o Estado.
Considerou, imensuráveis os ganhos no sector dos transportes e destacou o corredor do Lobito, segundo disse ser um dos principais ganhos do sector nos últimos anos.
João Manuel Gonçalves Lourenço, fez saber que o executivo trabalha e aposta fortemente na conclusão das obras, na construção dos aeroportos do Mbanza Congo e Soyo na província do Zaire, a conclusão das obras do aeroporto dos dois aeroportos de Cabinda, e fez saber ainda que o executivo vai criar projectos para dinamizar o sector rodoviário no leste e sul do país.
Avançou que o executivo projecta a construção de mais dois novos aeroportos em Mavinga e no alto Zambeze de modo a se responder à procura pelo turismo naquela região do país.
O presidente, falou ainda do pólo de desenvolvimento da barra do Dande que considerou outra grande aposta do executivo a julgar pelos ganhos que o empreendimento vai trazer para o país e acima de tudo com a participação do sector privado, porque o pólo de desenvolvimento da barra do Dande tem também a componente ligada ao Ministério dos transportes no ponto de vista ferroviário e rodoviário.
João Lourenço nas respostas aos jornalistas anunciou a construção de mais um terminal e uma pista no aeroporto internacional Dr. António Agostinho Neto, para que se possa aumentar a circulação de passageiros para mais de 60 milhões por ano.
No final, destacou o porto do Caio em Cabinda, a que considerou mais um dos grandes desafios no sector que vai tornar a economia nacional mais robusta e felicitou a todos os trabalhadores e empresas que contribuíram para o sucesso da empreitada
Refere-se que o primeiro voo oficial foi feito através da companhia de bandeira “TAAG“ e teve uma tripulação 100% nacional vinda das 18 províncias do país.
Foram mais de 130 passageiros, incluindo convidados de distintos ministérios, autoridades tradicionais e figuras públicas.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, cuja construção deu início em 2013, começou com uma parceria público-privada, desfeita em 2017, e o Estado angolano assumiu a partir de então o projecto como um investimento público, com um financiamento da China de 1,2 mil milhões de euros.