NA SAÚDE: CANDIDATOS NÃO ADMINITIDOS COM NOTA POSITIVA CLAMAM POR PRONUNCIAMENTO DE SÍLVIA LUTUCUTA
Apercebendo-se da previsão de realização de um novo concurso público no sector da Saúde, a coordenação dos candidatos não admitidos com nota positiva no concurso público realizado pelo Ministério da Saúde (Minsa) em Dezembro de 2022, voltaram a clamar por um pronunciamento da Ministra Sílvia Lutucuta sobre a possibilidade de serem enquadrados na nova fase.
ANNA COSTA
Segundo os jovens, descontentes, numa reunião com o bastonário da ordem dos enfermeiros, Paulo Luvualo, foram informados que há uma previsão para o concurso público, mas as vagas serão apenas para os técnicos voluntários.
A informação, segundo o coordenador do grupo, deixou os jovens preocupados porque o cronograma do MINSA é de 8 mil e quinhentas vagas e atendendo o número de técnico que o país tem, as vagas passam a ser insuficientes.
Os jovens, pedem a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta a implementação de quotas adicionais de todos os candidatos não admitidos ao concurso público de ingresso de 2022, entendendo que todos devem ter as mesmas oportunidades, direitos e privilégios.
“ O ano está a terminar até agora os candidatos que não foram admitidos com positivas não são chamados nem ao menos tivemos o pronunciamento da sua Excelência Ministra da Saúde, pedimos que antes de realizar um novo concurso que dêem uma quota adicional como no passado e o Minsa não poderia realizar um concurso público quando já tem candidatos, porque não inserir primeiro o pessoal que eles já têm na lista e depois casa haver insuficiência de pessoal fazer o concurso”.
Com base no discurso feito pelo Presidente João Lourenço sobre o Estado da Nação, onde anunciou “Setenta e oito mil vagas até 2027, os candidatos que disseram estarem aflitos face à realidade actual do país, clamaram de joelho por uma resposta da titular da saúde, bem como do Presidente da República” no sentido de aliviar a dor de milhares de filhos que merecem ter o direito de contribuir para o desenvolvimento desta Nação”, disseram os jovens aos microfones do Jornal Hora H.
Os candidatos não apurados com a nota positiva, garantiram ainda que estão prontos para servirem em qualquer ponto onde a missão os chamar e estão neste momento a realizar uma lista de petição para identificar os outros candidatos com notas positivas e a mesma será levada ao ministério da saúde para um possível enquadramento.