DEPOIS DA ONDA DE DESMAIOS E DOENÇAS: CIDADE DA CHINA LANÇA REORDENAMENTO DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR
Depois da onde de desmaios e várias enfermidades que se registaram recentemente no mercado chinês denominado “Cidade da China” a direcção da referida instituição fez sair um comunicado a alertar todos os vendedores de produtos alimentares de bancadas e ambulantes na cidade da china a pautarem pela higiene e segurança alimentar.
ANA MENDES
Segundo a nota tornada pública e que o Jornal Hora H teve acesso, a instituição afira que “tendo em vista que, no passado dia 21 de outubro de 2023 entre às 6h 15min as 8h00, alguns prestadores de serviço do Estaleiro do projecto da cidade da china, passaram mal, tiveram dores de barriga, diarreia, vómitos e de acordo com os resultados dos exames feito no hospital e o relatório médico, alguns destes prestadores de serviço foram diagnosticados com paludismo, problemas de diarreias, pelo facto de saírem para comprar peixe para comer, mesmo depois de terem jantado, e outros porque ingeriram alimentos que não estava bem cozido.
De acordo com o comunicado, os funcionários que foram vítimas dos alimentos supostamente não cozidos, até ao final do dia da tragédia, todos os prestadores de serviço tinham sido tratados e acomodados nos seus aposentes e outros no local de trabalho onde muitos deles residem.
Em virtude deste facto, com a finalidade de garantir, que todos os utentes da cidade da china e consumidores comprem alimentos limpos e higiénicos, chamando a atenção de todos os intervenientes sobre a necessidade de prevenção e adopção de medidas de segurança alimentar, diz a direcção da cidade da china.
De acordo com o comunicado, o centro de gestão da cidade da China passa de agora em diante a exigir a todos os vendedores ambulantes e de bancada que realizem uma auto-inspecção exaustiva, melhorando as condições higiénicas de conservação e refrigeração dos alimentos, desde a sua preparação e venda, de modo a evitar a repetição de incidentes semelhantes. Ao mesmo tempo queria chamar todos a prestar mais atenção de prevenção de contra incêndio.
Estás medidas de reordenamento e prevenção devem ser adoptado no prazo de três (3) dias úteis a contar da data deste aviso (23 a 25 de Outubro 2023), após a conclusão do reordenamento, o centro de Gestão do Condomínio da Cidade da China, vai cooperar com as entidades Públicas competentes para realizar inspecção conjuntas sobre as condições sanitárias, saneamento ambiental e das condições de higiene alimentar de todas as bancadas e vendedores ambulante.
Com base no resultado da inspecção e reordenamento, as entidades públicas e de segurança alimentar decidirão se devem continuar a funcionar as bancadas e vendas ambulantes, afirma a nota que o Jornal Hora H teve acesso.