ANGOLA E CÔTE D’IVOIRE FIRMAM QUATRO NOVOS ACORDOS NO DOMÍNIO PARLAMENTAR

0
1_147292541665375bd57cf2e

As relações entre os parlamentos de Angola e da Côte d’Ivoire estão mais reforçadas, com a assinatura, segunda-feira, em Luanda, de novos acordos de cooperação bilateral, nos domínios da Política, Economia, Cultura e Tecnologia.

REDACÇÃO HORA H

Os memorandos foram rubricados pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e o homólogo ivoiriense, Adama Bictogo, durante a audiência concedida pela líder parlamentar angolana à delegação de deputados da Côte d’Ivoire, à margem da 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar, que arrancou ontem na capital do país.

Durante o encontro, Carolina Cerqueira não escondeu a “enorme satisfação e particular emoção” pela presença dos parlamentares ivoirienses na sede do Parlamento, tendo ressaltado a histórica visita à Côte d’ Ivoire, realizada em Abril último, que considerou “marcante, importante e determinante” nas relações entre os países e ambos os parlamentos.

A presidente da Assembleia Nacional destacou, igualmente, o reforço da amizade histórica entre os povos de Angola e da Côte d’Ivoire, reforçando que a presença da delegação ivoiriense, por ocasião da 147ª Assembleia da UIP, “vai agregar valores aos temas em discussão”, ligados à paz, justiça e à acção parlamentar para instituições fortes.

“Penso que podemos estar convictos que esta cooperação vai continuar, e persistir a amizade entre os nossos parlamentos e povos”, assegurou Carolina Cerqueira, dirigindo-se ao homólogo da Côte d’Ivoire, que, por sua vez, sublinhou a importância dos acordos rubricados com Angola.

De acordo com o presidente da Assembleia Nacional ivoiriense, os acordos assinados inscrevem-se na “excelência” das relações existentes e mantidas entre os Presidentes de Angola e do seu país, respectivamente João Lourenço e Alassane Ouattara.

Adama Bictogo disse que as “excelentes relações” expressas entre as duas Casas das Leis vão ter um papel catalisador na implementação do reforço da cooperação, partindo da criação de um eixo entre Luanda e Abidjan, cujo fim é unir os dois povos.

O eixo Luanda-Abidjan, frisou o presidente do Parlamento ivoiriense, vai permitir dinamizar as trocas comerciais entre os dois povos, proporcionando às duas economias vantagens nos vários domínios, com maior realce para o sector económico e cultural.

Adama Bictogo referiu que a Côte d’Ivoire, com muito orgulho, saúda a resiliência do Presidente João Lourenço em conduzir Angola e o seu povo na posição em que se encontra, ao nível do continente e não só. Com esta característica, continuou, também se identifica o Presidente  ivoiriense.

“Estamos convencidos que a conjugação de lideranças vai permitir o reforço não só dos laços já existentes, mas, também, impulsionar os países a desempenharem um papel fundamental no desenvolvimento do continente africano, bem como nas decisões a nível internacional”, desejou o líder do Parlamento ivoiriense.

A comitiva do Parlamento ivoiriense, que presenciou o acto das assinaturas dos memorandos com a congénere angolana, foi composta por 10 membros, incluindo o embaixador da Côte d’Ivoire em Angola, Santiero Jean-Marine Somet.


COOPERAÇÃO COM A SÉRVIA VAI SER REFORÇADA

Num segundo momento, Carolina Cerqueira recebeu, também, em audiência, a vice-presidente da Assembleia Nacional da Sérvia, Snezana Paunov, a primeira delegação de deputados europeus a ser recebida pela líder do Parlamento angolano, na esteira da maior reunião mundial de deputados.

Snezana Paunov afirmou, à saída do encontro, que os parlamentos de Angola e da Sérvia aproveitaram a reunião para a “criação das bases para futuras negociações”, esclarecendo que houve “partilha de algumas ideias” para o fomento e melhoria da cooperação nos “domínios da Cultura, Turismo e também da Alimentação”.

De acordo com a deputada sérvia, ambos os países e parlamentos “podem fazer muito mais” para melhorar a cooperação, tendo como base a amizade entre os países, destacando o período histórico de ajuda mútua, reforçando que há sempre espaço para melhorar a cooperação.

“O povo angolano foi persistente na luta pela libertação e Independência e queremos felicitar este exercício feito pelo seu povo. Na verdade, também tivemos o vosso apoio para a liberdade e soberania do nosso território”, confessou a vice-presidente do Parlamento da Sérvia, deplorando o facto de o século XXI estar marcado por mais e constantes conflitos que paz e amizade.

“A Sérvia e Angola, através do seu passado, estão aqui para mostrar que é preciso fazer mais para melhorar esta amizade”, acrescentou, expressando votos de agradecimentos à presidente do Parlamento angolano pela hospitalidade às delegações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página