LANÇADO NA PROVÍNCIA DO ZAIRE PRIMEIRO PROJECTO DE GÁS NÃO ASSOCIADO DO PAÍS

0

Foi lançada na província do Zaire, Município do Soyo, um centro de tratamento de gás associado, sem petróleo, água e outros produtos, pela primeira vez em Angola, este consórcio do gás tem como finalidade explorar gás não associado.

NDOMBI ZADIMENGA

O Centro receberá gás do offshore produzido em duas plataformas e, depois de tratado seguirá para uso da Angola-LNG e doméstico.

O centro está a ser construído numa área de 50 hectares, outros 30 hectares estão reservados para a construção de estaleiros e áreas administrativas. Dos 9 edifícios administrativos que serão erguidos para servir de instalações do consórcio, o lançamento da primeira pedra para o edifício aconteceu hoje, quarta-feira, 4 de Outubro, sob olhar das autoridades Centrais e Locais e, dos munícipes do Soyo, todos bastante satisfeitos.

O projecto que já está a empregar 850 angolanos, recebeu a bênção das autoridades tradicionais e religiosas, que esperam ver concretizada a contratação de 3500 trabalhadores quando a obra atingir o seu ponto mais alto.

O Governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, congratulou-se com mais este projecto na província e pediu ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, para que não se olhe apenas na perspectiva do emprego, mais também no aumento de escolas técnico-profissionais de modos que no futuro os quadros estejam melhor habilitados à servir o País, Angola. A previsão é que dentro de 2 anos, o projecto arranque em pleno.

O novo consórcio de gás, vai custar 2 mil milhões e 400 milhões de dólares americanos e, visa reforçar o compromisso do Executivo Angolano xom as energias mais limpas para Angola e o Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página