INCÊNDIO EM CASAMENTO PROVOCA MAIS DE 100 MORTES E 150 FERIDOS
Um incêndio que atingiu um salão de casamento na cidade de Hamdaniya, norte do Iraque, provocou a morte de cerca de 107 pessoas e 150 feridos, noticiou, este domingo a Reuters.
De acordo com a mesma fonte, o Ministério do Interior daquele pais classificou a tragédia por “negligência grave” e à falta de medidas de segurança, pelo facto do salão de festas ter albergando cerca de 900 pessoas quando foi projecto para albergar apenas 400, bem como o uso de materiais de decoração explosiva como é o caso de fogos de artifícios.
Os resultados da investigação, anunciados em entrevista colectiva no domingo pelo ministro do Interior, Abdul Amir al-Shammari, concluiem que “o incêndio foi acidental e não intencional e ocorreu devido a negligência grave”, e que “o uso de decoração inflamável ajudou o fogo a se espalhar rapidamente e transformou o salão em uma bola de fogo”.
O incêndio prendeu pessoas dentro do salão do casamento e as equipes de resgate tiveram dificuldade para alcançá-las porque as portas de saída eram poucas e pequenas, disse Shammari.
O ministro do Interior estimou o número de mortos em 107 e disse que o painel de investigação propôs que o governo fornecesse apoio financeiro às famílias dos mortos e feridos, e prometeu responsabilizar os responsáveis após visitar as vitimas nas unidades hospitalares iraquianas.