JOÃO LOURENÇO INTENSIFICA CONTACTOS COM VÁRIOS HOMÓLOGOS EM NOVA IORQUE
A agenda de trabalho do Chefe de Estado aqui em Nova Iorque prevê, além do discurso no Debate Geral da Assembleia-Geral das Nações Unidas, encontro com homólogos, bem como com outras entidades de destaque na arena internacional. Na segunda-feira, João Lourenço recebeu, em audiências separadas, no hotel onde está hospedado, personalidades políticas e do mundo empresarial, tendo o destaque recaído para o antigo Primeiro-Ministro britânico Tony Blair, com quem abordou assuntos de carácter bilateral.
À saída deste encontro, realizado horas depois do discurso do Presidente na Cimeira dos ODS, Tony Blair adiantou à imprensa angolana destacada, em Nova Iorque, que o encontro permitiu passar em revista o estado das boas relações existentes entre Angola e o seu Instituto, bem como falar das actuais oportunidades de Angola e do mundo, em geral.
“Como sabem, o meu Instituto tem estado a trabalhar com o Governo angolano há já alguns anos e o nosso trabalho tem andado muito bem”, assegurou.
Blair disse que aproveitou a ocasião para manifestar o seu apoio ao Presidente da República nas reformas que está a empreender no país, garantindo ajuda nas áreas de governação digital e de democracia.
Neste mesmo dia, o Presidente da República recebeu o CEO da Corporação Financeira para Internacionalização dos Estados Unidos da América (DFC), Scott Nathan. Este encontro teve como tema central o desenvolvimento da Linha Ferroviária Atlântica do Corredor do Lobito.
DFC é uma instituição financeira americana de desenvolvimento que estabelece parcerias com o sector privado, com o objectivo de financiar soluções para os desafios mais críticos que o mundo em desenvolvimento enfrenta. Em Angola, a instituição já financiou a Luanda Medical Center.
O último a ser recebido segunda-feira pelo Presidente João Lourenço foi o CEO da multinacional Rio Tinto, Jacob Stausholm, oportunidade que serviu para falar da presença da empresa em Angola.
A empresa Rio Tinto encontra-se, cada vez mais, implantada em África, incluindo Angola, onde a sua equipa de exploração tem estado envolvida, desde que iniciou em 1919 negociações com a Endiama.
Ontem, o Chefe de Estado recebeu a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. Aos jornalistas não foram prestadas declarações no final dos encontros, que se prolongaram até à hora do fecho dessa edição, todos à margem dos trabalhos da 78ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.