MENSAGEM DA PAN POR OCASIÃO DA INVESTIDURA DOS DEPUTADOS DA Vª LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA NACIONAL
Completa-se hoje um ano em que os 220 deputados eleitos nas eleições gerais de 2022 em foram investidos, como exímios representantes do Povo Soberano na Vª Legislatura da Assembleia Nacional.
REDACÇÃO HORA H
Segundo a missiva que o Jornal Hora H teve acesso, Carolina Cerqueira, felicita todos os deputados e deseja melhores votos, confiante de que o sentido do dever, a ética parlamentar e a resiliência perante as adversidades possam alavancar o contributo e empenho para uma Angola democrática, próspera, pacífica e socialmente justa.
“Caros colegas, Deputadas e Deputados, o exercício da função legislativa é uma nobre missão que o povo angolano nos mandatou exigindo de todos nós o respeito pela dignidade de cada angolano que representamos”, frisou Cerqueira no seu discurso.
A parlamentar salientou ainda que, o decoro parlamentar exige de nós o cumprimento do mandato que juramos cumprir e tudo fazermos para garantir a paz social e política.
Embora seja democrático discordarmos quando os interesses e os valores que abraçamos e acreditamos são confrontados, mas deve prevalecer a ética e a compreensão, no exercício do nosso direito ou poder, nunca fazer prevalecer o desrespeito nos debates e actuação, pautando sempre para fazer solidificar a pluralidade parlamentar, manter o decoro e o respeito pelas instituições como dever constitucional.
Neste primeiro ano da quinta legislatura, provamos que é possível superar as dificuldades e que todos os meios de concertação política devem ser esgotados, respeitando a diferença para encontrar consensos a favor das melhores decisões a favor do bem-estar das populações que representamos.
Carolina Cerqueira, disse que, perante os desafios incomensuráveis que se apresentam na agenda parlamentar, num contexto internacional complexo e internamente desafiante, auguro que a tolerância, a serenidade e o compromisso de todos a favor da paz social e a paz política prevaleçam a favor da democracia, do entendimento e do respeito na diferença.
É perante este desafio que mais uma vez apelamos aos angolanos que representamos, o dever de defesa do interesse público, no respeito pela Constituição e pelas leis vigentes.
Bem hajam Excelências pela efeméride do primeiro ano legislativo da Vª Legislatura.