JOÃO LOURENÇO FELICITA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PELOS 48 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

0

O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, felicitou, através de uma mensagem enviada ao seu homólogo são tomense, o Povo de São Tomé e Príncipe pelo quadragésimo oitavo aniversário da Independência Nacional, que se assinala hoje, 12 de Julho.

REDACÇÃO JORNAL HORA H

 Numa nota, com o conteúdo da mensagem, enviada à redacção do Jornal Hora H,  o Presidente João Lourenço, na sua felicitação, destacou a dedicação do povo liderado pelo Presidente Carlos Manuel Vila Nova,  na construção de uma sociedade a que considerou harmoniosa.

 “Nesta data de grande significado para o vosso país, destaco a devoção do povo são tomense à concretização dos objectivos de construção de uma sociedade harmoniosa e de entendimento entre todas as forças vivas nacionais, e de um país próspero e empenhado na edificação do bem-estar dos seus cidadãos”, escreveu o Chefe de Estado angolano na missiva

 João Lourenço, conclui a mensagem expressando o seu o interesse em manter as relações bilateral entre os dois países.

“Quero transmitir a Vossa Excelência e ao Governo de São Tomé e Príncipe o nosso profundo interesse em trabalharmos conjuntamente com vista ao aprofundamento das relações de solidariedade, de amizade e de cooperação bilateral”, conclui a mensagem.

A independência do arquipélago de São Tomé e Príncipe teve lugar a 12 de julho de 1975. Este arquipélago composto pela ilha de São Tomé, pela ilha de Príncipe, e ainda por vários ilhéus, fora colonizado por Portugal a partir de finais do séc. XV e inícios do séc. XVI. No seguimento da vaga de descolonização ocorrida nos antigos territórios colonizadas por Portugal, também a este pequeno território, com pouco mais de 1000 quilómetros quadrados, seria reconhecida a independência. Rosa Coutinho chefiou a comitiva portuguesa que transferiu o poder para os responsáveis são-tomenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página