MPLA ACUSA UNITA DE SER RESPONSÁVEL PELO SOFRIMENTO DO POVO ANGOLANO E UNITA CONSIDERA INFANTIS TAIS PRONUNCIAMENTOS

0

O segundo secretário provincial do MPLA em Malanje, Manuel Carvalho da Costa, acusou recentemente a UNITA de ser responsável pelo sofrimento do povo, apontando que os sectores que não funcionam no seu governo, como é o caso da saúde, comércio e agricultura, têm a influência do partido do galo negro.

ANNA COSTA

Segundo um vídeo que circula nas redes sociais, na página do Departamento de Informação e Propaganda (DIP), Manuel de Carvalho, que falava sobre a subvenção da gasolina, dirigindo-se aos jovens, questionou se sabem quem estragou a saúde e outros sectores e explicou que tais sectores chegaram a tal ponto porque no tempo do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN) estiveram sobre responsabilidade da UNITA.

“Quando se formou o Governo de Unidade e Reconciliação Nacional o Ministro da Saúde era da UNITA, chamava-se Sebastião Veloso, ele é que estragou o sector da saúde e hoje, sem vergonha, vêm dizer que a saúde está mal” disse o dirigente que sugeriu aos jovens que fossem investigar sobre a composição do GURN e que saberão quem era o Ministro da saúde, do comércio e da agricultura.

“Os ministérios hoje que têm mais problemas é que eram dirigidos por elementos da UNITA, se vocês forem nos hospitais, tem muitos médicos e enfermeiros da UNITA, nós não lhes corremos (enxotar) porque lhes consideramos cidadãos normais, agora vê que tipo de trabalho é que eles fazem, tem medicamentos escondem para dizer que não tem escondem as luvas para dizer que não tem tudo para deixar mal o MPLA. Lhes conhecemos, estão lá no Hospital Geral. O MPLA não gosta de recuar no passado porque sabemos que passado é passado, mas quando eles vêm nos falar mal, nós somos obrigados a lhes falar essas coisas” disse Nelo de Carvalho.

O Segundo Secretário do MPLA naquele território de Angola, foi mas longe, acusando igualmente que a polícia Nacional converteu-se em UNITA por isso está cada vez mais violenta.

Para ele, os níveis de violência da Policia Nacional tem a ver com a presença de efectivos oriundos do galo negro

“Quando a polícia toda era membro do MPLA não matavam”, afirmou.

Em resposta, face ao posicionamento do segundo secretário provincial do MPLA em Malange, Nelo Carvalho da Costa, o partido de Adalberto Costa Júnior, através de uma conferência de imprensa, na voz da secretária provincial e assessora de comunicação do Comité da UNITA na província, Luzia Balanga Serrote, considera o segundo secretário de infantil e descontextualizou o governo do MPLA.

“A UNITA ouvir com grande preocupação, a partir das redes sociais, os pronunciamentos feitos pelo segundo secretário do MPLA Nelo de Carvalho, nós consideramos que aquele dirigente tem sido infeliz e infantil, ou seja, está descontextualizado no tempo e no espaço, o povo espera de quem diz que ganhou as eleições a 24 de Agosto de 2022, deve gizar estratégias no sentido de baixar o preço da cesta básica, tivesse a possibilidade de controlar a taxa da inflação do mercado, pode se gizar uma política monetária para controlar a taxa do câmbio do mercado financeiro angolano com objectivo de tratar a desvalorização da moeda nacional que tornou o kwanza cada vez mais burro”, respondeu Luzia Serrote.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página