DIRECTOR-GERAL DA FAO QU DONGYU ELEITO PARA UM SEGUNDO MANDATO À LIDERANÇA DA AGÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS

0

O actual Director-Geral da FAO, QU Dongyu da China, foi eleito neste domingo para um segundo mandato à liderança da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, FAO, durante a 43ª sessão da Conferência da FAO que decorre de 7 de julho de 2023 em Roma, disse uma fonte ao Jornal Hora H.

NDOMBI ZADIMENGA

Segundo a fonte deste Jornal, QU Dongyu, apresentou-se como candidato único a esta eleição depois da desistência dos outros dois candidatos, nomeadamente de HamidKhalaf Ahmed do Iraque, a 6 de março último e de DilshodSharifi do Tadjiquistão, a 3 de abril.

De acordo com a fonte, o mandato do Director Geral da ONU tem duração de um ano, e os directores-gerais da FAO podem cumprir apenas dois mandatos consecutivos. QU Dongyu foi eleito pela primeira vez em junho de 2019, mas manteve-se no cargo até agora devido a pandemia Covid 19.

QuDongyu que inicia este segundo em 1º de agosto de 2023 agradeceu a confiança que os países membros depositaram no seu trabalho e prometeu continuar a colocar as suas capacidades e competências para cumprir as metas da FAO, referentes a erradicação da pobreza e ao desenvolvimento do planeta, nos prazos acordados.

“Vários países já felicitaram o Director Geral pela sua reeleição o governo de Angola também já felicitou QuDongyu, desejando muito sucesso no seu segundo mandato e encorajando-o a encontrar soluções para as prioridades da população, a fim de garantir a segurança alimentar dos nossos povos, a redução dos efeitos das alterações climáticas, além de apoiar a declaração do grupo africano e as prioridades apresentadas” diz a fonte.

Enquanto isso os ministros da Agricultura e Pescas dos países da SADC, presentes em Roma para participar na 43ª sessão plenária da FAO, reuniram-se neste sábado com a comissária da União Africana para a agricultura e economia rural, Josefa Sacko, num jantar de concertação da agenda preparatória da Conferência da FAO.

Organizado pelas missões diplomáticas dos países da SADC, o jantar de trabalho, serviu igualmente para promover momentos de interacção entre os Embaixadores dos noves países da comunidade, residentes em Roma e os responsáveis pelos sectores da agricultura e pescas dos respectivos países, afirmou a fonte ao Jornal Hora H.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página