PGR DESMENTE QUE PROCURADOR TENHA IDO AO DUBAI PARA DETER ISABEL DOS SANTOS
A Procuradoria-Geral da República desmentiu na tarde desta quarta-feira, 28, a notícia avançada por um jornal português na última segunda-feira, 26, a dar conta de que o Procurador-Geral da República de Angola teria se deslocado ao Dubai, com o propósito de deter a empresária angolana Isabel dos Santos.
O desmentido foi feito em exclusivo ao Correio da Kianda pelo porta-voz da Procuradoria, Álvaro João, contactado por este jornal. Para além de desmentir, classificou a notícia como sendo falsa, e de tamanha irresponsabilidade.
“Ninguém de sã consciência e conhecedor das leis e dos tratados internacionais, se arroga à pretensão de ir pessoalmente noutro país, sem poder de jurisdição, para efectuar detenção. O PGR tem se deslocado a vários países para o reforço da cooperação com instituições congéneres, no âmbito de acordos bilaterais e multilaterais existentes. Por isso, já esteve em Portugal, Singapura, Emirados Árabes Unidos, dentre outros”, desmentiu.
A este jornal, Álvaro João referiu ainda, que “há cerca de três semanas, o procurador esteve nos Emirados Árabes Unidos para tratar questões correntes, e de interesse comum, pelo facto de a Procuradoria-Geral da República ser a Autoridade Central para a Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal”.