BENGO: SUBINSPECTOR DA POLÍCIA NACIONAL MORRE APÓS ATAQUE DE UMA PACAÇA
O oficial da Polícia Nacional, Su-binspector, António Adão Paulo, TCP Kuloza, de 50 anos de idade, afecto ao Comando Municipal do Pango Aluquém, no município do Nambuangongo, morreu na tarde de quarta-feira, 22, após ataque de um animal selvagem (Pacaça), na localidade do Hongo, zona adjacente ao rio Úcua.
ANNA COSTA
Os factos terão ocorrido quando por volta das 12 horas, o amigo do malagrado, identificado apenas por Sábado, pediu ao oficial uma ajuda a fim de deslocarem-se ao local aonde havia posto uma armadilha, para a caça do animal. Informou o Gabinete de Comunicação Institucional do Bengo ao Jornal Hora H.
Na posse de uma arma de fogo do tipo AKM, acompanhado de mais de cinco elementos, dirigiram-se a localidade do Hongo, onde sem terem o cuidado necessário, o animal apercebeu-se da presença de pessoas ao redor, a pacaça, por sua vez, foi contra o sub inspector, tendo lhe desferido vários golpes nos braço, pernas e pescoço que de seguida conheceu a morte.
De nome científico Syncerus caffer nanus, a pacaça, búfalo vermelho e também conhecido como búfalo-da-floresta é uma subespécie de búfalo-africano encontrada nas florestas da África central e é a mais ameaçada das espécies de búfalos.
Também conhecida, fora do país, como boi vermelho, é uma espécie de grande porte, ruminante bovino, protegida e em vias de extinção no norte de Angola.