“SE MANUEL HOMEM ENTREGASSE O CORRUPTOR DA CAIXA DE DINHEIRO AO IGAE O PAÍS DARIA UM PASSO NO COMBATE Á CORRUPÇÃO” ALERTA ADVOGADO
O governador de Luanda Manuel Homem, informou, que sofreu tentativa de aliciamento por parte de alguns comerciantes, com uma caixa de dinheiro, com objectivo de “dar um stop no processo de reordenamento das actividades comerciais.
Face a isso várias vozes da sociedade civil, se levantaram para “rebater o governador Manuel Homem”.
Uma das vozes que, a nossa redacção contactou, é o Advogado José Filho Kitumba, disse, que se o governador ligasse ao IGAE, para denunciar o aliciamento, solicitando um equipe para em flagrante delito prender o cidadão, o povo daria um prémio de excelência.
O causídico adianta mais “caso o governador realizasse esse processo, o país daria um passo gigantesco ao combate a corrupção, infelizmente o corruptor saiu impune”.
José Filho, alerta, como o corruptor saiu impune, continuará fazendo das suas corrompendo os funcionários mais fracos.
Sublinhou ainda que “Manuel Homem se chamasse o IGAE, estaria fazendo denúncia, não obstante o endinheirado ter feito nas vestes de entidade privada, pelo fato de tentar subornar uma entidade pública, seria detido e ser presente nas entidades competentes.
“Eu sofri aliciamento de certos empresários para parar o reordenamento comercial, mas eu não preciso”, falava Manuel Homem em entrevista.
Kitumba considera que “o Governador ao proceder contrariamente, esvaziou mais; a matéria sobre o combate a corrupção, foi uma omissão perigosa às pretensões republicana”, considerou o causídico.