POLÍCIA NACIONAL ACUSA DIRIGENTES DA UNITA DE ESTAREM ENVOLVIDAS NA MANIFESTAÇÃO DA SUBIDA DOS PREÇOS DO COMBUSTÍVEL
O comunicado da Policia Nacional que o Jornal Hora H, tece acesso, acusa alguns deputados e militantes do maior partido na oposição UNITA, de estarem envolvidos directamente na organização da manifestação organizada ontem 17 de Junho do corrente ano.
NDOMBI ZADIMENGA
Segundo a missiva, a em algumas províncias do País, realizaram-se marchas e manifestações tidas como ordeiras e pacíficas, inicialmente, organizadas pela
Sociedade Civil, mas no fundo não eram.
“Em Luanda e Benguela, contrariamente ao que ocorreu nas outras províncias, os promotores das manifestações não observaram os pressupostos legais exigidos e, em desobediência às indicações sobre os itinerários pré-estabelecidos, primaram por arruaças, rebelião e violência contra as forças policiais” diz a fonte do Jornal Hora H.
De acordo com o comunicado de imprensa da Polícia Nacional, a desobediência levou as Forças de Segurança no âmbito da manutenção e reposição da ordem pública, tomaram medidas que visaram dispersar os insurgentes com emprego de meios tácticos-operacionais moderados e proporcionais à natureza dos actos praticados.
Segundo a Policia Nacional, foi notório em todas as manifestações realizadas, a presença de deputados, dirigentes e militantes do Partido UNITA, que de forma directa participaram na organização dos actos de desordem pública acima referidos e que provocaram ferimentos a vários participantes, dentre os quais, cidadãos que circulavam na via pública, bem como a (07) sete membros das Forças de Segurança.
A Polícia Nacional de Angola apela aos cidadãos no sentido de não aderirem a actos de violência e reitera o compromisso de continuar a trabalhar no reforço do sentimento de segurança das comunidades, garantindo nos termos da lei, o livre exercício dos direitos e liberdades fundamentais.
De salientar, na referida manifestação esteve presente o Secretário Nacional da JURA, Manuel Nelito Ekuikui, o Secretário Provincial da UNITA em Luanda Adriano Sapinãla, Laurindo Mande, membro da Jura entre outros.