CORREDOR DO LOBITO LEVA JOÃO LOURENÇO À BENGUELA
O Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, desloca-se dentro de dias a província de Benguela, para fazer o lançamento da primeira pedra a construção da futura linha ferra do corredor do Lobito, que é parte integrante da estratégia de desenvolvimento económico do governo angolano.
A linha férrea do corredor do Lobito é a futura via de transporte que se estenderá desde a cidade de Lobito, até a fronteira com a Zâmbia, passando por países como República Democrática do Congo e Tanzânia. Trata-se de uma importante rota comercial na região da África Austral, pois conecta as regiões costeiras e oceânicas ao interior do continente, facilitando o transporte de bens e mercadorias, como minerais, madeira, produtos agrícolas e outros recursos naturais.
O Corredor do Lobito, vai ser gerido por um período de 30 anos, por um consórcio Trafigura Group Pte Ltd, Vecturis, AS, Engenharia e Construção África, AS, e Mota-Engil, ligada ao antigo Vice-Presidente Manuel Domingos Vicent.
A linha férrea começou a ser construída em 1903 e foi concluída em 1929, com contrato de concessão de 99 anos. O contrato de concessão de exploração por 99 anos, atribuído à Companhia do CFB SARL, de capitais ingleses, terminou a 28 de Novembro de 2001, revertendo para o Estado angolano a totalidade dos activos fixos e circulantes da empresa.