CAROLINA CERQUEIRA LEVA EXPERIÊNCIA ANGOLANA AO FÓRUM DAS MULHERES LÍDERES EM BRUXELAS
A Presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, chefia uma delegação angolana que vai participar, em Bruxelas, de 7 a 8, deste mês, no
Fórum Women Political Leaders (Fórum das Mulheres Líderes Políticas, WPL), uma entidade que pretende contribuir para aumentar o número e a influência das mulheres em cargos de liderança política, diz a missiva que o Jornal Hora H teve acesso.
REDACÇÃO HORA H
O Fórum, que celebra 10 anos de existência, vai reunir no Parlamento belga e o Europeu, e é um espaço de partilha de experiências entre mulheres líderes de todo o mundo e de análise aos avanços e desafios no sentido de reforçar a equidade, a participação e as oportunidades no feminino a nível global.
“A delegação angolana integra a segunda vice-presidente da AN, deputada Arleth Chimbinda, da UNITA, e a deputada Antonieta Baptista, do MPLA” disse a fonte.
De acordo com Carolina Cerqueira, em Angola, a representatividade das mulheres nos órgãos de tomada de decisão, a nível do Estado, dos sectores público e privado e no activismo social, são “encorajadoras” e serão divulgados no encontro.
A WPL funciona como uma rede global de mulheres líderes políticas a nível nacional, incluindo o Parlamento Europeu, que conta actualmente com cerca de 9.000 membros.
Com sede em Reiquiavique, na Islândia, foi fundada em 2003 por Silvana Koch-Mehrin, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu (2009-2011) e deputada ao Parlamento Europeu (2004-2014).
Actualmente, de acordo com a União Inter-parlamentar, quase 80% dos assentos parlamentares são ocupados por homens. No total, em todo o mundo, cerca de
9.000 mulheres são membros dos parlamentos nacionais.