“ESTE É O MOMENTO DE GARANTIR UMA VOZ DE ÁFRICA NO MUNDO INTEIRO” – DIZ PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA

0

O Presidente em exercício da União Africana (UA) e Chefe de Estado das Comores voltou a defender a presença permanente da organização pan-africana no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Numa mensagem divulgada nesta quinta-feira, 25, Dia de África, que também marca o 60º. aniversário da criação da então Organização da Unidade Africana, actual União Africana, Azali Assoumani disse que “este é o momento de garantir uma voz de África no mundo inteiro”.

Ele sublinhou que esta reivindicação reúne o apoio das grandes potências e organismos internacionais, nomeadamente a participação da UA de “corpo inteiro e não como mera convidada” no G20, o grupos dos 20 países mais ricos do mundo.

Assoumani insistiu ser urgente a presença de África nestes organismos de forma a fazer ouvir a voz de 1,3 mil milhões de pessoas, 54 países e um dos continentes mais sub-representados nas instituições globais da actualidade.

O presidente da Comissão da UE, Moussa Faki Mahamat, por seu lado, num discurso na sede da organização em Addis Abeba, também hoje, disse que “neste contexto internacional de confronto de interesses políticos divergentes, a vontade de cada lado ameaça transformar a África num campo de batalha geoestratégico, criando assim uma nova Guerra Fria”.

Mahamat acrescentou que “neste jogo de soma zero, onde os ganhos dos outros se traduziriam em perdas para África, devemos resistir a todas as formas de instrumentalização dos nossos Estados-membros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página