MAIS DE 60 TONELADAS DE ARROZ SÃO DOADAS ÀS VÍTIMAS DA ESTIAGEM
Mais de 60 toneladas de arroz foram entregues, sábado, em Menongue, ao Governo Provincial do Kuando Kubango, para apoiar 300 mil pessoas afectadas pela estiagem.
O donativo foi entregue ao governador do Kuando Kubango, José Martins, pelo presidente do Conselho de Administração da ALCAAL, que gere a Fazenda Agro-industrial do Longa,
Jorge Amaral disse que a doação surge na sequência dos dados tornados públicos pelo Governo Provincial, lamentando o facto de no Kuando Kubango mais de 66 mil famílias camponesas carecerem de assistência emergencial, para minimizar as dificuldades por que passam, por terem perdido quase tudo, devido à estiagem que assola a região.
Segundo Jorge Amaral, as mais de 60 toneladas de arroz para apoiar as vítimas da estiagem fazem parte da primeira produção desde que a Fazenda Agro-industrial do Longa, situada no município do Kuito Kuanavale, passou a ser gerida pela ALCAAL, no quadro da privatização do empreendimento.
“A entrega deste donativo é resultado da primeira campanha que permitiu colher mais de 2.200 das 2.500 toneladas previstas”, disse, acrescentando que a Fazenda Agro-industrial do Longa vai continuar a apoiar as famílias afectadas pela estiagem e a população em situação de vulnerabilidade.
Deu a conhecer que a Fazenda Agro-industrial do Longa teve, este ano, boas colheitas, prevendo-se, anualmente, aumentar as áreas de cultivo, de maneira a maximizar a capacidade de produção de arroz e de outros cereais, como milho e soja, permitindo, igualmente, o aumento do número de empregos.
“Estão a ser importados mais equipamentos para potenciar o arranque da próxima campanha agrícola”, sublinhou Jorge Amaral, explicando que, para o retorno dos trabalhos na Fazenda Agro-industrial do Longa, que ficou mais de seis anos paralisada, a empresa ALCAAL investiu acima de um milhão de dólares e criou 70 empregos directos, sobretudo para jovens do Kuito Kuanavale.
GOVERNADOR AGRADECE
O governador do Kuando Kubango, José Martins, agradeceu a iniciativa da empresa AlCAAL, que se junta às acções do Executivo que visam apoiar as vítimas de calamidades naturais e as famílias em situação de vulnerabilidade.
Segundo José Martins, com base nos cálculos feitos pela direcção da Assistência Social, o donativo da ALCAAL vai servir para apoiar cerca de dez mil famílias vítimas da estiagem.
Apelou a outras empresas, ONG e parceiros sociais no sentido de seguirem o exemplo da ALCAAL, para que mais vítimas da estiagem e famílias em situação de vulnerabilidade possam ser apoiadas.
José Martins elogiou a safra de mais de duas mil toneladas de arroz atingida pela ALCAAL, que em 2021 ganhou o concurso público de privatização da Fazenda Agro-industrial do Longa, depois de seis anos de paralisação.
A área social do Governo do Kuando Kubango, em coordenação com o Gabinete da Assistência Social e da Comissão da Protecção Civil e Bombeiros, começa, hoje, segunda-feira, o processo de distribuição do donativo em todos os municípios, com base no plano de contingência, onde constam os números das vítimas da estiagem em cada localidade.