SIC DETÉM CIDADÃO QUE SE FAZIA PASSAR POR AGENTE DO SIC
O SIC Bengo, deteve nos últimos dias um cidadão angolano de 38 anos de idade identificado por João Daniel, que se fazia passar de efectivo do Serviço de Investigação Criminal na localidade do Panguila município do Dande província do Bengo, diz a missiva enviada hoje 16 ao Jornal Hora H.
FRANCISCO MWANA ÚTA
Segundo a nota, esta operação só foi possível porque o SIC e o seu Departamento de operações realizaram, no período de 13 à 16 de Maio do corrente ano, várias micro-operações, que incidiram nos bairros Kixiquela, Kimaria em Caxito e na localidade do Panguila no município do Dande, que resultou na detenção de 18 cidadãos nacionais, acusados na prática de vários crimes.
De acordo com os órgãos de defesa, os crimes que tiveram maior destaques foram os de homicídio qualificado em razão da qualidade da vítima, tráfico de menor, gravidade de estupefacientes vulgo liamba, falsificação de documentos e falsa qualidade de agente de autoridade do SIC.
Por outro lado o Porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo Subinspector de investigação Criminal Miguel Correia, em declarações esta terça-feira16, aos órgãos de comunicação social, afirmou que entre os detidos o destaque vai para um cidadão nacional de 38 anos de idade, acusado na prática do crime de falsa qualidade, na localidade do Panguila, onde o mesmo exibia um passe de serviço do SIC/Bengo com a patente de 2° Subchefe de investigação Criminal.
Na mesma operação, foi apreendida uma viatura de marca Yundai modelo Grande i10, que se encontrava em posse do acusado, por presumivelmente ter sido furtada, por não apresentar qualquer documentação.
Miguel Correia apelou, aos cidadãos a não recorrerem à tais práticas, porque o SIC não terá contemplações e os cidadãos que assim, procederem serão exemplarmente detidos.
Os referidos cidadãos serão presentes ao Ministério Público para ulteriores trâmites processuais.