MACAS NA JMPLA: DIRIGENTES E MILITANTES DO MPLA PEDEM A CABEÇA DE HEMINGARDA FERNANDES
A derrota do MPLA nas eleições de 2022 em Luanda, deveu-se também a fraca mobilização da JMPLA e isso tem levado os dirigentes e militantes do partido a reflectirem a inoperância e possível substituição da Secretária Provincial da JMPLA em Luanda Hemingarda Fernandes, eleita em 2019, com objectivo de liderar o destino da juventude do partido maioritário na capital do país, confidenciou recentemente ao Jornal Hora H uma fonte dos Camaradas.
NDOMBI ZADIMENGA
Segundo a fonte, Hemingarda Fernandes, deve ser substituída nas próximas eleições porque o partido em Luanda precisa de mobilizar mais jovens e a mesma não tem dado conta da situação em Luanda, e o fracasso da JMPLA deve-se a fraca experiencia e por estar a cumular duas funções sente-se acomodada enquanto outros partidos na oposição tomam de assalto as bases da juventude nos bairros de Luanda.
“Apesar de estar a ser apoiada pela Vice-presidente do MPLA Luísa Damião, a deputada Hemingarda Fernandes, deve deixar o cargo de Secretária Provincial da JMPLA, porque não esta a fazer nada para o recrutamento de novos jovens e nas bases do partido não se nota absolutamente nada de mudança desde que tomou posse como número um da JMPLA em Luanda, muito pelo contrário os jovens estão a abandonar a organização ” frisou a fonte.
De acordo com a fonte, os dirigentes e militantes do MPLA estão agastados com a representante da juventude do maior partido em Angola, e o fracasso da Hemingarda Fernandes, contribuiu para a derrota do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), na capital angolana.
Ela já não se preocupa com a organização porque é deputada e tem protecção da vice-presidente do Partido Luísa Damião, que tem lá no secretariado o seu filho Nivaldo Fragoso, que abusa do poder quando esta no engarrafamento liga as sirenes da sua viatura de marca toyota, modelo lexus, para intimidar os pacatos cidadãos, afirmou.
Se o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, não meter a mão nesta organização juvenil do partido MPLA, as coisas só vão piorar, porque a Hemingarda esta a afundar a JMPLA em Luanda e com os novos desafios que se avizinham o MPLA estará a se afundar cada vez mas com esta secretária, disse a fonte que não quis ser identificada.
No seu primeiro discurso Hemingarda Fernandes, eleita com 258 votos, agradeceu aos militantes pelo voto de confiança, à direcção do MPLA e a todos quantos a apoiaram. Prometeu trabalhar com todos e cumprir as orientações do partido na mobilização da juventude, hoje a realidade é outra.
Hemingarda Fernandes substituiu no cargo Nelson Funete, actual administrador do Município do Icolo e Bengo.