COROADOS REI CARLOS III E RAINHA CAMILA
O Chefe de Estado, João Lourenço, testemunhou, este sábado, em Londres, Reino Unido, a cerimónia da coroação do Rei Carlos III, entre os dois mil dignitários estrangeiros e outros convidados do Governo britânico.
No evento de duas horas, decorrido na Abadia de Westminster, em Londres, o Estadista angolano esteve acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
Contou igualmente com a presença de vários Chefes de Estado, ou seus representantes, entidades de organismos internacionais, membros da Commonwealth e do Governo britânico.
O Presidente da República, que deixou a capital angolana na quinta-feira, participou, na tarde de sexta-feira, no Palácio de Buckingham, da recepção oficial que antecedeu a coroação de suas majestades o Rei Carlos III e a Rainha Consorte Camila.
Nesta cerimónia, o Chefe de Estado aproveitou a ocasião para conversar com vários homólogos, com destaque para o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem abordou a Cimeira da CPLP que se vai realizar no próximo mês de Agosto, na última semana, evento que vai assinalar o fim da presidência angolana e o começo da de São Tomé e Príncipe da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Carlos III nasceu em Londres, a 14 de Novembro de 1948. De nome próprio Charles Philip Arthur George, é o soberano do Reino Unido e de mais 14 Estados independentes denominados Reinos da Comunidade de Nações (Commonwelth).
O actual monarca ascendeu ao trono após a morte da Rainha mãe, Isabel II, a 8 de Setembro de 2022, no Castelo de Balmoral, aos 96 anos.
É a primeira coroação de um monarca britânico que acontece no século XXI e a 40ª que ocorre na Abadia Westminster, desde 1066.