NO UÍGE: EX-DMINISTRADOR DO SONGO DETIDO POR DESVIAR 25 MILHÕES DE KWANZAS

0
IMG-20230501-WA0009-768x512

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Uíge, confirmou esta segunda-feira, 01, a detenção do ex-administrador municipal do Songo, na província do Uíge, acusado de desviar 25 milhões de Kwanzas, destinado a combate a pobre.

Em declarações à imprensa local, o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, explicou que os factos ocorreram no mês de Novembro de 2022, quando o ex-gestor celebrou um contrato para a reabilitação do posto de saúde da aldeia Kimalalo, no valor de 30 milhões de kwanzas, sendo que o orçamento real era de 5 milhões de Kwanzas.
“O acusado, de 36 anos de idade, desviou a diferença de 25 milhões de Kwanzas sem dar qualquer justificação legal”, afirmou o responsável.
 Em função do ocorrido, o suposto criminoso foi levado para o Ministério Público, que aplicou a medida de coacção mais gravosa (prisão preventiva no estabelecimento Penitenciário do Kongo).

HISTÓRICO

De realçar que em 2019, A antiga administradora do município do Songo, Adelina Figueiredo Alexandre Pinto, também já havia sido detida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusada na prática dos crimes de peculato e falsificação de documentos durante o seu mandato.

A ex-administradora também foi igualmente acusada de desvio de mais de 69 milhões de kwanzas dos fundos alocados ao município para as despesas de bens e serviços, e outros valores destinados aos investimentos públicos na construção de obras de impacto social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página