SIC TIRA DE CIRCULAÇÃO GRUPOS DE MARGINAIS QUE ATENTAVAM CONTRA A ORDEM E TRANQUILIDADE PUBLICA

0

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), apresentou na manhã de Sexta-feira 21 de Abril, dois grupos de marginais desmantelados parcialmente compostos por onze (11) cidadãos, foram também detidos nove (09), cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 19 à 51 anos.

REDACÇÃO HORA H

Segundo a fonte, os implicados são suspeitos nos crimes de Roubo qualificado de motorizada com recurso a arma de fogo, Homicídios, Furto qualificado, Agressão sexual com penetração, Abuso sexual e violência doméstica.

Os presumíveis autores tinham como vítimas preferenciais os moto-taxistas e mulheres.

O SIC no Bié, preocupado com os dados estatísticos da criminalidade do Iº Trimestre de 2023, apresentou o relatório com os seguintes dados: 845 crimes (+133) com 635 detidos (+151), para a redução deste índice e com vista a garantir o sentimento de segurança das populações, gizou um plano de operação.

Fruto deste, trabalho de inteligência criminal em esforço conjunto com a Policia Nacional, desmantelaram por sequência investigativa na última quinta-feira 13 de Abril, os grupos de malfeitores em referência, tendo sido detidos um total de (20) cidadãos nacionais, que actuavam com maior incidência nos Municípios do Cuito, Cunhinga, Andulo, Nharêa e Camacupa, disse a fonte do Hora H.

De acordo a missiva enviada a redacção do Jornal Hora H, a acção dos Serviços de Investigação Criminal, permitiu o esclarecimento de (42) crimes antes com autores desconhecidos, bem como a recuperação de (06) motorizadas de diversas marcas, (06) botijas de gás butano, (03) TVs plasmass, (06) aparelhos de som, Computador de mesa, descodificadores, (06) telemóveis, (01) geleira e outros bens de valor, assim como a apreensão de uma (01) arma de fogo do tipo AKM com o respectivo carregador contendo (06) munições.

Pelo crime de Abuso sexual concorrido com Homicídio qualificado ocorrido no pretérito dia 09 do presente mês e ano, no Município de Camacupa em que foi vítima uma cidadã de 17 anos de idade, foi constituído arguído o então namorado da vítima, como presumível autor. Neste período foi também detido um cidadão de 51 anos de idade, pelo facto de ter sido flagrado pela sua esposa, a abusar sexualmente sua enteada de 14 anos de idade.

Referir também que, na intervenção dos operacionais do SIC, num crime de roubo de motorizada ocorrido no pretérito dia 12 de Abril no Município do Cuito, Aldeia de Changongolo, em que um cidadão motaxista havia sido brutalmente espancado e amarrado, os marginais insurgiram-se contra as forças policiais por meio de disparos de arma de fogo, em resposta, um destes foi atingido e encontra-se internado no Hospital Geral Dr. Walter Stranguay.

Os implicados foram presentes ao Digno Magistrado do Ministério Público que aplicou a medida de coação pessoal mais gravosa (prisão preventiva).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página