LUTO NA CULTURA: MORREU VOCALISTA E COMPOSITOR MIAU
O músico e compositor Domingos João Manuel “Miau”, vocalista da Orquestra Jovens do Prenda, morreu na manhã deste sábado 16, em Luanda, vítima de doença. Conhecido do grande público através do sucesso “Bela”, deixa um vazio no Jovens do Prenda, um dos mais emblemáticos conjuntos da música urbana angolana.
Esteves Bento, colega de Miau no Jovens do Prenda, recordou alguns momentos da mais de uma década de partilha de palco e estúdios em vários projectos, com destaque para a passagem pela Banda Xamavu, onde com o tema “Chocolate” e outros percorreram o país.
O percussionista tem como data possível do ingresso de Miau aos Jovens do Prenda em finais dos anos 90, tendo participado no disco “Kudikola Kuetu”, onde interpreta magistralmente “Bela” e a homenagem a um antigo integrante da formação, Gabi Monteiro, em “Lamento de Gabi”.
Nos últimos tempos, questões de saúde levaram-no a afastar-se dos palcos, como aconteceu na Farra da Paz, abrilhantada pelos Jovens do Prenda no passado dia 4 de Abril, no Weza Paradize. Miau nos espectáculos do Jovens do Prenda interpretava “Nga Zua” e “Kusabula”, gravadas por Pirakanda, e “Eme Ngaxixima” composição de Kintino na sua passagem pelo agrupamento, dentre outros temas que marcam a história deste importante conjunto.
São várias as mensagens de consternação prestadas pelos colegas no Jovens do Prenda e por diversas figuras da classe artística. Ainda sem a data do dia da cerimónia fúnebre até ao momento do fecho desta edição, a direcção da Cooperativa Cultural Jovens do Prenda promete pronunciar-se à imprensa tão logo estabeleça um encontro de concertação com os familiares do músico.