NO KWANZA NORTE: TRABALHADORES DA PRODEL-EP PROTESTAM CONTRA DESPEDIMENTO ILEGAL DO LÍDER SINDICAL
Os trabalhadores da Empresa Pública de Produção de Electricidade PRODEL-EP, destacados no Aproveitamento Hidroeléctrico de Kambambe, filiados à UNTA – Confederação Sindical, realizaram uma marcha de protesto na manhã desta quinta-feira, 23, contra o que consideram de “constantes perseguições” na empresa, despedimentos ilegais e o incumprimento das respostas do caderno reivindicativo pontual, datado de 08 de Dezembro de 2021
SEBASTIÃO KUZUKA
Os manifestantes afectos à União dos Sindicatos do Kwanza Norte, mostraram-se solidários com o Coordenador Nacional da Comissão, Negociadora Conjunta dos Trabalhadores da PRODEL-EP, Fernando Pedro Romão, afastado da empresa desde o dia 26 deste mês e ano por defender os seus colegas.
Segundo os referidos trabalhadores, que percorreram às ruas da velha cidade do Dondo, o despedimento, sem justa causa, do seu dirigente sindical, foi protagonizado por Joaquim Ventura, Presidente do Conselho de Administração da PRODEL-EP no Kambambe.
Catarina Bendes, participante da marcha, e funcionária da PRODEL, há mais de 15 anos, disse temer pelas consequências que hão-de vir com o afastamento do líder sindical, uma vez que ela é a avalista do crédito bancário de Romão, e disse participar da marcha para exigir do PCA, o reenquadramento do colega no quadro do pessoal da referida Empresa.
De acordo com os funcionários dessa indústria pesada angolana que produz a Electricidade no país, as manifestações hão-de continuar e até uma possível greve caso não for reintegrado o sindicalista ora despedido ouvido pelo Hora H, Fernando Romão, espera que se reponha a legalidade na Empresa para que seja feita a justiça laboral.
O Jornal Hora H, contactou o Presidente do Conselho de Administração da PRODEL-EP, Joaquim Ventura, na barragem de Kambambe que não aceitou gravar entrevista por alegada falta de autorização do Ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Já Edvaldo Rodrigues, primeiro secretário da Comissão Sindical Central de Luanda, augura bom censo por parte do PCA da empresa, para que haja ambiente salutar na instituição.
Romão é o primeiro secretário da comissão sindical de Kambambe e Coordenador da Comissão negociadora Conjunta dos trabalhadores da PRODEL EP em Angola.