NO ZAIRE: GOVERNADOR ADRIANO MENDES DE CARVALHO ENTREGA PRÉMIO DE MELHOR JORNALISTA
A jornalista Kayila Silvina, da Edições Novembro-E.P, proprietária do Jornal de Angola e de outros títulos, é a vencedora da 4ª edição do Prémio Provincial do Zaire de Jornalismo, na categoria de imprensa.
Durante a gala de premiação, realizada, quarta-feira, numa unidade hoteleira da cidade petrolífera do Soyo, foram, também, distinguidos Ngonga Francisco, Eduardo Andrade Ngoy e Garcia Mayatoko, nas categorias de rádio, televisão e fotojornalismo.
Cada vencedor das referidas categorias recebeu um cheque de 500 mil kwanzas e um troféu, patrocínio da empresa Kwanda Limitada, de apoio logístico às companhias petrolíferas que operam na região.
Durante a gala foram, também, atribuídas menções honrosas aos jornalistas Alberto Segunda e Diabanza Eduardo, da Rádio Nacional de Angola (RNA), Eduardo Júnior e Paulina Kangola, da Televisão Pública de Angola (TPA). Adolfo Dumbo e Victor Mayala, da Edições Novembro-E.P, foram, igualmente, contemplados com menções honrosas. Cada um deles recebeu um cheque de 100 mil kwanzas.
Na ocasião, o governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, disse que os meios de comunicação social desempenham um papel importante ao manterem, permanentemente, as pessoas informadas das ocorrências a nível nacional e internacional, o que permite, de certa maneira, a construção de sociedades mais justas.
“É importante que os jornalistas tenham consciência de que para informar com verdade é necessário ir além de um facto ou uma informação. É preciso respeitar a ética e a deontologia profissional”, lembrou.
Por seu turno, o responsável da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), João Fernando Demba, aconselhou os jornalistas da região a terem sempre presente, na produção das matérias, os princípios basilares, com destaque para a isenção, rigor, ética e deontologia profissional, valorizando o contraditório e a verificação dos dados.
Acrescentou que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social aposta na melhoria progressiva e significativa da posição de Angola no raiking internacional sobre a liberdade de imprensa e na operacionalização do qualificador salarial, que tem permitido a melhoria e a atribuição justa da remuneração dos profissionais.
Segundo João Fernando Demba, a melhoria e reforço dos meios técnicos e dos processos de trabalho nos Órgãos Públicos de Comunicação Social, modernização e transformação tecnológica, execução de um programa dinâmico e inclusivo de formação, que tem permitido reforçar e ampliar as habilidades e competências dos profissionais, constam entre as prioridades do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
O Prémio Provincial de Jornalismo esteve interrompido durante sete anos, por razões desconhecidas.