NELITO EKUIKUI PROMETE FAZER DA JURA MAIOR ORGANIZAÇÃO JUVENIL DE ANGOLA
O candidato à liderança da Juventude Revolucionária de Angola (JURA), Nelito Ekuikui, em busca de votos na província de Benguela, esta terça-feira, 07 de Março, manteve contacto com o eleitorado daquela agremiação política da UNITA.
Durante o encontro, que decorreu no pavilhão Estrela 1* de Maio, o candidato da JURA, que abdicou do cargo de Secretário Provincial da UNITA na maior praça eleitoral do Pais, a cidade de Luanda, de onde obteve mais votos do que o partido no poder, prometeu fazer do braço juvenil do maior partido na oposição, “a maior organização juvenil do MPLA” caso vença as eleições do V congresso ordinário.
Em entrevista à imprensa, Nelito Ekuikui garantiu não ter sido um recuo abdicar do cargo que ocupava para dedicar-se a organização juvenil do seu partido, partindo do princípio que cada cargo é mais um desafio que vai atravessar enquanto jovem.
“Sinto que tenho energia e visão para liderar a juventude do meu partido e fazer dela, a maior organização juvenil do país”, garantiu.
Segundo o candidato, Luanda ficou para atrás e os resultados são visíveis.
“Fiz um trabalho muito bem feito. Não penso que esteja a descer ou a subir, porque cada liderança é uma liderança. Os indivíduos é que tornam importantes os cargos. Penso que estou a ir para uma posição onde me sinto confortável e tudo farei e continuarei a doar o meu tempo, a minha disponibilidade para contribuir, de forma positiva, no alcance da alternância política em Angola”, disse.
Com vista a influenciar não apenas a juventude do seu partido, mas do país em geral, Ekuikui garantiu que pretende liderar uma juventude dos sonhos, tal como Luther King teve um sonho e concretizou durante muitos anos.
“Quero vender o sonho da juventude angolana, ser ela a autora dos desafios da construção da sua própria vida, da construção do seu património, da conquista do seu emprego e até mesmo da conquista da sua empresa e tudo isso passa pela construção de um sonho”.
Um sonho para ser concretizado, precisa de encontrar um ambiente fértil, “é por isto que estou a dizer: eu não prometo nada material. Estou a prometer ideias, vamos pensar juntos”, disse, acusado o partido no poder de provar que em quase 50 anos do exercício pleno do poder, não ofereceu nada e não tem mais nada a oferecer.
“O MPLA durante esses anos negou a educação ao angolano, negou a oportunidade, negou assistência médica, negou tudo. E eu sinto que a juventude tem uma grande força, mas ela tem estado a desperdiçar a força de ser ela, a construir o seu próprio caminho”, acusou, chamando atenção à própria juventude que não pode ser o governo a construir o caminho da juventude.
“A juventude tem que dizer chega. Vamos colocar gente com a qual podemos construir Angola”, frisou.
Mais adiante, Nelito Ekuikui negou fazer parte dos jovens que vão deixar para Angola, um novo paradigma onde o angolano seja efectivamente cidadão e deixar de ser “plebeu”.
“Só um plebeu é que aceita ser enganado porque não sabe nada”, disse, assegurando que a primeira tarefa, é fazer revolução de consciência.