UNITA APOSTA EM NELITO EKUIKUI PARA “SALVARA JURA”

0

Ultrapassadas que estão os constrangimentos na JURA, braço juvenil da UNITA, a organização vai, por fim, realizar o seu V Congresso em meados de Março de 2023, e Nelito Ekuikui é apontado como sendo o “candidato certo” para a direcção do partido.

Ultrapassados que estão os constrangimentos na JURA, braço juvenil da UNITA, a organização vai, por fim, realizar o seu V Congresso em meados de Março de 2023. Nelito Ekuikui é apontado como sendo o “candidato certo” do braço juvenil do partido. para a direcção

Em declarações a OPAÍS, o actual primeiro secretário da UNITA em Luanda, Manuel “Nelito” Ekuikui, não confirmou a informação, mas, no entanto, explicou que vai assumir nos próximos tempos novas responsabilidades no partido.

OPAÍS apurou que a UNITA esteve reunida no último fim-de-semana e um dos temas em discussão foi precisamente a realização do V Congresso da JURA, envolto num “mar” de contestações.

Na reunião em causa, foi inclusive fixado como período limite para a realização do conclave até meados de Março de 2023. No entanto, a grande novidade, pelo menos nos corredores do SOVSMO, é a indicação, pela direcção do partido, de Nelito Ekuikui para substituir o ‘veterano’ Agostinho Kamuango na liderança da JURA, tendo em conta os bons resultados obtidos em Luanda nas últimas eleições gerais.

Recorde-se que a UNITA venceu, pela primeira vez na história das eleições em Angola, a principal praça política do país. Esta vitória foi atribuída, sobretudo ao jovem Nelito Ekuikui, que é de resto um dos principais trunfos de Adalberto Costa Júnior para os desafios futuros.

KAMUANGO FALA NOS PRÓXIMOS DIAS

O actual secretário-geral da JURA, Agostinho Kamuango, prometeu que se vai pronunciar sobre uma possível saída nos próximos tempos.

Todavia, segundo apuramos, Kamuango, também deputado à Assembleia Nacional, está inelegível pelo factor idade e pelo esgotamento da sua imagem perante o assalto das estruturas juvenis por activistas.

Por sua vez, a actual Secretária geral adjunta e também deputada, Ariane Nhany, é outra que se encontra indisponível para enfrentar o pleito que se mostra ser importante para a salvaguarda da linhagem directiva de Adalberto Costa Júnior.

Mas as bases já começaram a se movimentar em torno de uns e de outros quadros e dirigentes juvenis disponíveis para o pleito, que prometem aquecer a dinâmica política interna da UNITA.

10 MILITANTES MANIFESTAM INTENÇÃO

Com o V Congresso da JURA, braço juvenil da UNITA, agendado para o mês de Março de 2023, mais de 10 militantes e membros da JURA já manifestaram intenção de substituir Agostinho Kamuango na liderança.

Um deles é o membro do Comité Nacional, João Lucombo, um rosto bastante conhecido na juventude do Galo Negro, recrutado para os “maninhos” pelo expulso Mfuca Fuakaka Muzemba, actual líder da comissão instaladora do projecto Político Esperança.

Ademais, aquando da campanha eleitoral, em Agosto passado, numa conversa mantida entre o jovem político e a equipa de reportagem do Jornal OPAÍS, este frisou que pretende concorrer ao cadeirão máximo da juventude da UNITA para redinamizar a JURA e trazê-la mais próximo da juventude angolana e da sociedade civil.

João Lucombo revelara ainda que tinha já o processo da sua candidatura bem avançado e estava convencido de que no V congresso ordinário, agora a ser realizado no próximo ano, sagrar-se- ia vencedor.

A par destes estão ainda entre os nomes mais sonantes o de Domingos Palanga, António Marques, Mangango Jr e o Evaldo Evangelista.

OPAIS           

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página