ACTIVISTAS NO CORREDOR DA MORTE: ESTADO DE SAÚDE DE TANAICE E LUTHER KING AGRAVA-SE DIAS APÓS DIA NA PRISÃO DE SÃO PAULO
O Activista cívico Gilson da Silva Morais, “ Tanaice Neutro”, preso pelo regime angolano desde Janeiro deste ano, e acusado pelo crime de ultraje ao Estado, seus símbolos e órgãos, encontra-se num estado de saúde que agrava-se dia após dia no Hospital Prisão São Paulo em Luanda, segundo contou a esposa Teresa Cauanga ao Jornal Hora H
ANNA COSTA
Após nove meses detido, o activista foi condenado a uma pena suspensa de um ano e três meses, porém, continua detido, pelo facto do tribunal não ter emitido as guias de pagamentos das taxas de justiça e do tribunal de relação ainda não se ter pronunciado sobre o recurso interposto pelo Ministério Público contra a sentença, como disse a fonte.
De acordo com a esposa, o Activista está com de hemorróidas há já dois anos e este o problemas que lhe está a consumir dentro da prisão São Paulo, onde não recebe tratamento adequado.
“O estado dele de saúde é crítico, tanto é que ele tinha uma cirurgia marcada para Janeiro, até hoje ainda não conseguimos fazer e o Hospital Prisão São Paulo não tem condições para fazer esta cirurgia e a doença tem se agravado cada dia que passa.” Disse a esposa do activista
Teresa Caunga, fez saber ainda que, Tanaice Neutro entrou em greve de fome na Prisão há já duas semanas, com a promessa de só voltar a comer quando estiver em liberdade”.
“A semana passada a minha sogra foi lá levar comida, mas voltou porque ele não recebeu e disse só depois da sua soltura vai comer”.
O activista Simão Cativa, que está como porta-voz dos companheiros, disse que Tanaice preferiu a greve como uma forma de acelerar a sua morte entendendo que, de uma ou de outra forma, morrerá na cadeia.
“Nós já não temos contacto com Tanaice porque o mesmo nega receber visitas, ele preferiu entrar em greve de fome alegando que pelo seu estado de saúde se permanecer na cadeia morrerá na mesma, por que tem vezes que o ânus dele sai para fora e muitas das vezes sangra,” disse Simão Cativa ao Jornal Hora H
Outra família aflita é a do Activista Luther da Silva Campos ou simplesmente Luther King, detido também desde janeiro de 2022, e responde igualmente pelo mesmo crime que seu companheiro.
A família que entende que o processo do activista está a ser mal conduzido pelo tempo que está detido sem ser julgado, conta também que o activista está com sérios problemas de visão e que corre o risco de ficar cego.
O Luther está com problemas na visão e tem que fazer uma cirurgia de estigmatismo, e a cada dia que passa a problema vai piorando, há dias em que ele perde totalmente a visão, o Advogado já recorreu com os documentos vindo da Namíbia onde ele havia ido fazer a operação mas acabou por não se concretizar, mas nem com isso o tribunal aceita” disse Nivaldo Campos Irmão mais velho do Activista.
A família disse temer que Luther King seja condenado por crimes que não cometeu, o que segundo os mesmos não existem provas dos crimes em que o mesmo estar a ser acusado.
Teresa e Stela, esposas dos activistas Tanaice Neutro e Luther King, respectivamente, disseram não ser fácil criar os filhos na ausência do pai, sobretudo quando as crianças perguntam sobre o paradeiro dos mesmos.
“No meu segundo filho, por ser mais pequeno, eu tenho que estar a mentir que o pai viajou, mas o mais velho, que já tem dez anos, sabe que o pai dele está preso”, disse a esposa de Luther King
“Os meus filhos não sabem que o Pai está preso, e sempre que eu falo que ele já vai voltar eles, dizem que estou a mentir, porque falo sempre isso, a minha última filha está a crescer sem conhecer o pai, lhe deixou com 5 meses, ela agora está com um ano e dois meses, nunca viu a cara do pai” lamentou a esposa de Tanaice.
De referir que Luther King e Tanaice Netro são considerados pelas famílias e amigos de presos políticos do MPLA.