CNJ E FADA RECEBEM MAIS DE 200 MILHÕES DE KWANZAS PARA CRÉDITO JOVEM
O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), disponibilizaram um cheque no valor de 207 milhões de kwanzas, entregue aos jovens da Província do Namibe contemplados de crédito uma primeira fase.
Segundo uma nota a que Primeiro Impacto teve acesso, os referidos valores foram cedidos no âmbito do Programa Crédito Jovem Agricultor, fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Juventude e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário.
A cerimónia oficial de apresentação dos beneficiados decorreu ontem dia 14 de Novembro no anfiteatro do governo provincial e foi prestigiada pela Vice-governadora da Província para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Ema Samali, Presidente do CNJ, Isaías Kalunga e pela Administradora para área de crédito do FADA, Cláudia Rubem Sicato Dias.
O montante desembolsado será investido no sector real da economia com vista a combater a fome e a pobreza e gerar empregos no seio da juventude.
O referido processo resultou de um Memorando assinado em Dezembro de 2021, entre o CNJ e o FADA, perfazendo um total de 1.8 mil milhões de kwanzas cujo os desembolsos efectivos giram em torno de 342.000.000 milhões de Kwanzas.
Há previsões que pelo menos 500 postos de empregos serão criados, mais de três mil toneladas de produtos diversos, entre os quais milho, feijão, tomate, cebola cenoura, couve, repolho e outros serão produzidos no ponto alto do projecto.