LUÍSA DAMIÃO AFIRMA APOIO PARA A MELHORIA DO REINO DO NDONGO

0

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu, quarta-feira (26), o Rei do Ndongo, Ngola Kiluanji Kia-Samba, com quem trocou impressões sobre a vida no Reino e garantiu apoio para adequar o quadro social, tendo em conta a construção de mais escolas, hospitais e de estradas intermunicipais na província de Malanje.

Em declarações à imprensa, no final do encontro de cerca de 30 minutos, o soberano Ngola Kiluanji Kia-Samba disse que pediu a influência do MPLA para o reforço das acções em curso como a reabilitação das estradas, sobretudo as que dão acesso aos municípios da Marimba, Kunda Dia Base e Cahombo, numa altura em que as chuvas já caem na região.

A problemática da empregabilidade na província de Malanje também foi abordada no encontro. O Rei Ngola Kiluanje Kia-Samba pediu à vice-presidente do MPLA para intervir junto do Executivo a favor da construção de uma centralidade na cidade de Malanje para acomodar os jovens.

Malanje, disse, para justificar mais apoio à agricultura, tem terras muito ricas, que devem ser melhor aproveitadas para diminuir a importação de produtos do campo. Acrescentou, a propósito, que, os solos dos municípios de Cahombo, Marimba, Quela, além da qualidade agrícola, possuem reservas desmedidas de minerais.

“Temos tudo em Malanje”, frisou, realçando que com maior acção da parte do Governo, a vida das populações pode ficar mais facilitada. O soberano do Ndongo quer que seja feita uma intervenção aos túmulos do Rei Ngola Kiluanje e da Rainha Nzinga  Mbandi, no município da Marimba.

Solicitou, nessa senda, a construção de um memorial que dignifique a figura quer do Rei Ngola Kiluanje, quer da Rainha Nzinga  Mbandi.

COLABORAÇÃO DAS IGREJAS

Numa outra audiência, a vice-presidente do MPLA abordou com o reverendo Luís Nguimbi a melhor maneira das igrejas colaborarem com o Executivo, nos próximos cinco anos, para combater doenças como a malária.

Luís Nguimbi disse ter assegurado à vice-presidente do MPLA a prontidão das igrejas em trabalharem com os governantes, com vista a melhoria do saneamento básico. Neste aspecto, referiu, a igreja também está disponível para colaborar em acções de reforço da prática agrícola.

O  também membro do Conselho da República, reverendo Luís Nguimbi, apelou ao estreitamento da cooperação entre as igrejas e o Governo no domínio da Educação.

Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página