ADMINISTRADOR DE CACUACO AUZÍLIO JACOB ACUSADO DE ABANDONA AGENTES CULTURAIS
Luanda – Falta de apoios e de políticas para o incentivo dos artistas e desenvolvimento da cultura em Cacuaco preocupa produtora e agente musical, Maria Glaucia, que prevê futuro incerto do sector no município.
REDACÇÃO HORA H
Em declarações a Redacção Cultural Hora H, a produtora e agente musical, Maria Glaucia, lamentou a “inexistência de políticas de apoio aos fazedores da cultura no município” por parte do administrador municipal, Auzílio Jacob aquém acusa de desconhecer as necessidades dos artistas por estar ” mal acessorado”.
“Quando assumiu as funções de administrador municipal até que era bastante actuante na área cultural. Disponibilizou para a cultura 3 milhões de kwanzas. Infelizmente, os resultados desse financiamento não se vêem porque, para mim, o administrador se meteu com as pessoas erradas que mesmo diante deste investimento não apresentaram nem a metade do resultado e não teve o retorno ou a metade destes valores”, disse.
PROMOTORES DE EVENTOS E AGENTES DE ARTISTAS
Questionada sobre se a administração municipal tem apoiado os promotores de eventos e agentes dos artistas locais, Maria Glaucia que há 7 anos trabalha em Cacuaco, foi directa ao assumir que “não”a pesar de também já se ter reunido com Auzílio Jacob de quem “nunca recebeu apoio algum” para garantir o agenciamento de artistas e realização de eventos no município de Cacuaco.
NOVOS TALENTOS DESORIENTADOS
Sobre os jovens artistas, com destaque para os músicos, a também funcionária da Rádio Cacuaco, nas funções de Técnica e Sonorização, disse que “os novos talentos estão a abandonados a sua sorte” porque nem os empresários locais “abrem as portas para apoios aos artistas que, por sinal, são muito talentosos e sabem trabalhar”.
EMPRESÁRIOS NÃO APOIAM
“Eu mesma já bati várias portas de empresários e não só. Já deixei várias cartas, inclusive já reuni com o Administrador de Cacuaco. Tudo isto que fiz só foi em vão, ficou só tudo na boca para o vento. Jamais me atenderam”
“Desta feita cheguei a conclusão que não existe empresário em Cacuaco com objectivo de apostar seriamente nas artes de muitos bons talentos que existe no município. Até hoje lamento muito”, criticou Maria Glaucia.
CASAS CULTURAIS
Quanto aos espaços para a realização e apreciação de eventos culturais, a produtora e agente musical, pede que se construam mais casas culturais em Cacuaco gerar mais emprego e atrair os munícipes que procuram por espaços de lazer locais.
“Deve se projectar mais casas culturais. Tenho a certeza que também vai poder proporcionar mais emprego para os jovens”, aconselhou.