PRESOS DO MPLA: ACTIVISTAS LUTHER KING E TANAICE NEUTRO EM PERIGO DE VIDA NA CADEIA
Já passaram três meses desde que os activistas Gilson da Silva Moreira, vulgo Tanaice Neutro e Luther Campos, mais conhecido por Luther King, 34 e 30 anos de idade, respectivamente, encontram-se presos na Cadeia Hospital Prisão do São Paulo de forma ilegal, nesta altura encontram-se com sérios problema de saúde e clamam por intervenção urgente de quem de direito no sentido de evitar o pior, noticiou hoje o Jornal o Crime.
Segundo Francisco Muteka, advogado dos activistas, as detenções dos seus clientes foram ilegais porque não se fizeram acompanhar de nenhum mandado de captura e quatro meses depois ainda não foram formalizadas quaisquer acusações contra os mesmos.
O advogado considera que a prisão de Luther King foi realizada no dia 14 de Janeiro, de forma ilegal “sem mandado de detenção os agentes do SIC foram a sua busca em casa com a justificativa de que eram ordens superiores”, disse.
Luther foi obrigado assinar o mandado de busca dias depois, quando já se encontrava na sala. “Juridicamente falando é ilegal, é crime. Requeremos a fiscalização junto do Tribunal Provincial de Luanda para que, eventualmente, pudesse apreciar a medida aplicada pelo promotor, mas sem sucesso”, lamentou.
Assim como Luther King, a prisão de Tanaice Neutro também é ilegal e ocorreu quando se preparava para realizar uma ‘live’ em protesto a cadeia de Luther King, depois de barrado de o visitar na cadeia do Comando Provincial de Luanda, quando foi detido e até agora o processo se encontra em instrução preparatória.
De acordo com o advogado, os activistas encontram – se na cadeia desgastados psicologicamente, sentem-se injustiçados, apelam pela intervenção da comunidade civil, especialmente dos outros activistas “da nossa parte estamos a dar o nosso apoio técnico e jurídico, enquanto existir esperança, enquanto existir instituições competentes para aferir ou abordar a situação destes activistas vamos lutar para os libertar o mais rápido possível”, concluiu.
Sobre o activista Luther Campos, apesar de ainda não ter sido formalizada oficialmente a acusação pelo Ministério Publico, sabe-se que decorre em instrução processual contra si crimes como: vandalismo, criação de rebelião, ultraje a figura do Presidente da Republica, associação de malfeitores e associação a participação criminosa, assim como é considerado como o mentor do acto de vandalismo que culminou com a destruição da sede do partido MPLA, no Distrito Urbano do Benfica, em Luanda, durante a greve dos taxistas, ocorrida dois dias antes da sua detenção.
Enquanto que sobre Tanaice Neutro ainda não se tem conhecimento de qualquer acusação, uma vez que se alega que os mesmos podem responder por crimes diferentes.
Fonte: O CRIME.