ELEIÇÕES: EGÍDIO DE SOUSA PÕE AS TROPAS EM PRONTIDÃO E CRIA CLIMA DE TERROR EM ANGOLA
Luanda – O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), general do Exército, António Egídio de Sousa Santos, autorizou por despacho com a referência 0089/CEMGFAA/09/2022, as forças da Polícia Militar e da Polícia Nacional, a procederem a recolha e apreensão de cidadãos que tentem manifestar-se contra as instituições e Objectivos Económico-estratégicos do Estado por descontentamento dos resultados eleitorais.
A prontidão combativa e operativa começou a ser desenvolvida em todo o território nacional nos centros urbanos e suburbanos, com destaque para Luanda, através de patrulhamento cerrado com veículos militares e a pé desde as 00h00 deste Domingo, 04, até às 08h00 do dia 20 deste mês.
O Estado de Prontidão Elevada convoca igualmente os comandantes de diferentes ramos das FAA, a manterem as unidades militares sob “guarda e guarnição, e fortes medidas de controlo dos armamentos e munições”. De acordo com fontes militares contactadas pelo Hora H para analisar a ordem do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas, “essas ordens só são dadas quando a segurança do país está em risco, sendo os militares chamados a estar em prontidão de guerra”.