CONFRONTOS POR TERRAS E TAXAS CAUSAM 18 MORTES
Dezoito pessoas morreram desde o início do mês em confrontos entre duas comunidades do oeste da República Democrática do Congo que disputam taxas e terras, segundo o balanço do Governo congolês divulgado hoje pela AFP.
No início de Agosto, os membros das comunidades Teke, que se consideram originários e proprietários de aldeias situadas ao longo do rio Congo, numa distância de cerca de 200 quilómetros, e Yaka, que se estabeleceram mais tarde, defrontaram-se com armas brancas, nomeadamente na cidade de Kwamouth, a uma centena de quilómetros da capital, Kinshasa.
“No conflito que opõe Yaka e Teke, na província de Mai-Ndombe, 18 pessoas foram mortas, das quais nove do lado Yaka de Masia, incluindo o chefe das terras e a mulher”, indicou a ministra da Cultura, Catherine Kathungu, no relatório do Conselho de Ministros.
Além das mortes, “175 casas foram incendiadas e uma arma AK47 de um elemento da Polícia Nacional Congolesa foi levada pelos assaltantes Teke”, acrescentou.
“A cidade de Kwamouth está agora calma. O exército está mobilizado para segurança da população”, declarou à Agência France-Presse Rita Bola, governadora da província de Mai-Ndombe, que recebeu na zona o ministro do Interior congolês democrático e três outros membros do Governo.
A violência começou depois de elementos da comunidade Yaka recusarem pagar uma “taxa habitual”, aos chefes Teke, explicou à AFP o padre Félicien Boduka, presidente da Comissão Justiça e Paz, da diocese de Inongo (oeste).
“Nós, Yaka, não vamos mais pagar esta taxa, porque a Constituição autoriza os congoleses a instalarem-se livremente em todo o território nacional”, disse à agência francesa Grégoire Losoto, agente de desenvolvimento que abandonou os seus campos de mandioca e tanques de peixes em Kwamouth, epicentro da violência.
“A situação agravou-se em Agosto, porque os Yaka instalaram o seu chefe habitual para substituir um antigo chefe Teke”, acrescentou.
Este chefe e a mulher foram mortos “pelos atacantes”, segundo vários testemunhos recolhidos pela AFP.
Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site to
rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
If you know of any please share. Appreciate it! You
can read similar article here: Eco bij
There are myriad herbal extracts that assist the physique to operate and for various folks, totally different drug might fit.
sugar defender ingredients For many
years, I have actually battled unpredictable blood glucose swings that left
me feeling drained pipes and inactive. Yet because
incorporating Sugar Protector right into my regular,
I have actually discovered a considerable improvement in my overall
energy and security. The dreadful mid-day thing of the past, and I value that this all-natural solution attains these outcomes without any unpleasant or damaging responses.
truthfully been a transformative exploration for me.