ELEIÇÕES 2022: JOÃO LOURENÇO JÁ VOTOU E DIZ QUE “TODOS VÃO SAIR A GANHAR”
O candidato do MPLA que se recandidata a um novo mandato como Presidente da Republica, João Lourenço, votou hoje às 08:00, apelando aos eleitores a que exerçam o seu direito de voto.
“Acabámos de exercer o nosso direito de voto, é rápido e é simples”, disse João Lourenço, exibindo o dedo indicador com tinta indelével e convidando os cidadãos eleitores a fazerem o mesmo.
No meio de uma enorme confusão de jornalistas que envolveram João Lourenço para registar o momento, o candidato do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) salientou que todos saem a ganhar: “é a democracia que ganha, é Angola que ganha”, declarou.
A assembleia de voto n.º 105 foi pequena para as dezenas de jornalistas, eleitores e observadores internacionais que se acumularam no local e onde estiveram também o presidente da Comisso Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, o ministro de Estado e da Casa Civil, Adão de Almeida, a governadora de Luanda, Ana Paula Carvalho, entre outras individualidades.
As quintas eleições gerais em Angola perpetuam a disputa entre os dois principais partidos do país, o MPLA (Governo) e a UNITA (oposição), que tentam conquistar a maioria dos 220 lugares da Assembleia Nacional.
João Lourenço, actual Presidente, tenta um segundo mandato e tem como principal adversário Adalberto Costa Júnior.
No total, concorrem oito formações políticas que tentam conquistar o voto dos 14,4 milhões de eleitores. As cerca de 13 mil assembleias de voto no país e diáspora vão estar abertas entre as 07:00 e as 17:00 (mesma hora em Lisboa).
O processo eleitoral, que tem cerca de 1.300 observadores nacionais e internacionais, tem sido criticado pela oposição, considerando-o pouco transparente.
ANA DIAS LOURENÇO VOTA NA UNIVERSIDADE LUSÍADAS
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, votou esta quarta-feira na Universidade Lusíada de Angola (ULA), em Luanda.
As eleições de hoje, que têm pela primeira vez a participação dos angolanos no estrangeiro, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
BISPO DA DIOCESE DO UÍGE APELA AFLUÊNCIA ÀS URNAS
O bispo católico da diocese do Uíge, Dom Joaquim Tyombe, exortou esta quarta-feira, os fiéis e o público em geral a afluírem às assembleias de voto.
Dom Joaquim Tyombe falava momentos antes de ter exercido o voto na Escola de Formação de Professores da Igreja Católica.
O bispo expressou felicidade por ter exercido um direito que poderá contribuir para a boa governação do país, acrescentando ser um dever de todos os angolanos.
PRESIDENTE DO T. CONSTITUCIONAL: “VOTAR É UMA FASE PARA A CONTRIBUIÇÃO DA DEMOCRACIA”
A presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, disse hoje aos jornalistas em Luanda, que votar constitui “mais uma fase para a contribuição da robustez da democracia” no país.
Em declarações à imprensa, a magistrada sublinhou que o acto é “um momento ímpar para todos os angolanos”, apelando a todos os cidadãos para que cumpram com os deveres e direitos cívicos, para que contribuam para a festa da democracia.
Laurinda Cardoso votou na Assembleia, número 59, na Maianga, considerando que todos os envolvidos no processo estão de parabéns, “Estão de parabéns Angola e os angolanos. Está tudo muito organizado” e expressando que a decisão para as eleições está nas mãos do povo.
“Neste jogo da democracia, o grande jogador é o povo e é ele que vai decidir”, vincou a presidente do Tribunal Constitucional.
GOVERNADOR DO ZAIRE PEDRO MAKITA APELA VOTO COM TRANQUILIDADE
O governador da província do Zaire, Pedro Makita Júlia apelou, hoje a todos os eleitores a exercerem o seu direito de voto com tranquilidade e consciência, no sentido de escolher o futuro governo “para que Angola continue a caminhar para o progresso e consolidação da paz”.
Pedro Makita Júlia que fez este apelo, momentos depois de ter votado na assembleia nº 2.331 e mesa nº1, na cidade de Mbanza Kongo.
“Já exerci o meu direito de cidadania, votei em consciência, sem coação e espero que todos os eleitores se façam presentes e exerçam, também, o seu direito de voto para que a nossa festa de democracia seja um facto”, sublinhou.
GOVERNADOR DE MALANJE APELA REGRESSO À CASA APÓS O VOTO
O governador da província de Malanje, Norberto dos Santos, invocou esta quarta-feira à todos os cidadãos em idade eleitoral a exercer o seu direito de voto e apelou o regresso à casa.
Norberto dos Santos falava aos jornalistas, após ter votado na escola número 74, assembleia 5.250.
DINHO CHINGUNJI VOTOU NO NOVA VIDA
O líder do Partido Nacional para a Justiça em Angola (P-NJANGO) a Presidente da República, Eduardo Jonatão “Dinho” Chingunji, votou na mesa 2 da assembleia 916, situada na Urbanização Nova Vida, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.
Eduardo Jonatão “Dinho” Chingunji, que concorre pela primeira vez nestas quintas Eleições Gerais de 2022, fez-se acompanhar de alguns membros de direcção do seu partido.
GOVERNADOR DA LUNDA NORTE: “O GRANDE VENCEDOR SERÁ O POVO ANGOLANO”
O governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala considerou quarta-feira, no Dundo que “o grande vencedor das Eleições Gerais deste ano, será sem dúvidas o povo angolano”.
Em declarações à imprensa depois de exercer o acto de votação na Assembleia nº 5905 instalada na Escola Pedagógica da Lunda-Norte, Ernesto Muangala salientou que as eleições constituem uma verdadeira festa de exaltação da democracia onde, “não existe vencedores nem vencidos”, sublinhou.
Para a Lunda-Norte foram criadas 704 Assembleias, constituídas por 1.169 Mesas de Voto, 4.676 membros
GOVERNADOR DE CABINDA: VOTOU NA ESCOLA PRIMÁRIA AMÍLCAR CABRAL
O primeiro secretário provincial do MPLA, Marcos Nhunga, já exerceu o direito de voto, na Escola Primária do Bairro Amílcar Cabral, em Cabinda.
Em declarações à imprensa, depois de votar na assembleia de voto número 2058, Marcos Nhunga, afirmou que, o acto que acabou de exercer é precisamente para “escolher os nossos futuros dirigentes do país, a nível da Presidência da República e dos nossos Deputados”.
O também governador da província de Cabinda, expressou a satisfação pela forma ordeira como os cidadãos estão a exercer o direito de voto em diversas assembleias e, apelou aos membros das assembleias de voto para a serenidade e que trabalhem, ou seja, que “façam tudo com urbanismo para se evitar que tenhamos problemas aqui na nossa província”.
Refira-se que naquela província estão a funcionar 270 assembleias de voto e 630 mesas, num universo de mais de 300 mil eleitores.
GOVERNADORA DO HUAMBO: CONSIDERA O VOTO “SIMBOLISMO DE HONRA”
A governadora da província do Huambo considerou esta quarta-feira que o acto de votação carrega “um simbolismo”, para quem cada cidadão deve sentir este momento com muita honra e dignidade.
Lotti Nolika, que falava a imprensa após ter exercido o seu direito de voto, no Pavilhão do Petro Atlético do Huambo referiu que o pleito serve para garantir a decisão dos próximos projectos que o país poderá beneficiar.
Apelou à urbanidade dos cidadãos da província do Huambo, durante a escolha dos representantes dos “seus partidos políticos”, de modo a fortificar melhor a democracia angolana.
DOM GABRIEL MBILINGI APELA AO CIVISMO E HARMONIA
O presidente do Observatório Eleitoral Angolano, arcebispo Gabriel Mbilingi, aconselhou esta quarta-feira, aos angolanos a pautarem por um comportamento “cívico e harmonioso durante o voto e após a divulgação dos resultados”.
Dom Gabriel Mbilingi que fez o apelo após exercer o seu direito cívico na Assembleia número 10735, localizada nos arredores da cidade da cidade do Lubango, disse que “todos devem se empenhar para que as eleições decore em ambiente de harmonia e fraternidade entre os angolanos”
Segundo ele, urge encarar todo o processo com responsabilidade e celebração por uma Angola em que todos estejam prontos e disponíveis para trabalhar.
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL APELA À “DISCIPLINA”
O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, apelou esta quarta-feira, em Luanda, aos cidadãos para exercerem o seu direito de voto com “disciplina e alegria”.
Após exercer o seu direito de voto na assembleia de voto número 51 pediu, igualmente, aos angolanos que aguardem com serenidade os resultados das eleições gerais.
Em declarações à imprensa, Fernando da Piedade Dias dos Santos considerou (o dia do voto) um momento de alegria e de responsabilidade.
PRS: BENEDITO DANIEL VOTOU NO BITA
O líder do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, acabou de exercer, esta quarta-feira, o seu direito de voto, no Instituto Superior Politécnico do Bita, em Luanda.
FNLA: NIMI A SIMBI DEPOSITOU O VOTO EM VIANA
O presidente da FNLA, Nimi a Simbi, depositou, há instantes, o seu voto na urna montada na mesa 1 da assembleia 1.371, localizada no município de Viana, em Luanda.
CASA-CE: MANUEL FERNANDES VOTOU EM TALATONA
O candidato da Coligação CASA-CE a Presidente da República, Manuel Fernandes, votou, esta quarta-feira, na mesa 2 da assembleia 974, situada no município de Talatona, em Luanda.
“Os angolanos devem exercer o voto com tranquilidade e serenidade”, apelou Manuel Fernandes em declarações à imprensa após exercer o direito de voto.
O político acrescentou, também, que o país vai continuar depois do voto. “Estamos confiante num resultado positivo”, concluiu o político.
PRESIDENTE DA CNE JÁ VOTOU
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel da Silva, exerceu esta quarta-feira o seu direito de voto na assembleia número 1.033, na urbanização Nova Vida, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.
Em breves declarações à imprensa, Manuel da Silva disse que votou de forma pacífica, ordeira e transparente sem qualquer constrangimento.
O presidente da CNE informou, igualmente, que o processo eleitoral foi aberto em todo o país.