ÚLTIMA CEIA DO BANQUETE NO MIREX LEVA TÉTE ANTÓNIO A DESREPEITAR JOÃO LOURENÇO

0

“PROMOVERAM FILHOS E ESPOSAS”

Luanda – A Última Ceia do Ministro das Relações Exteriores Téte António, esta a andar em contramão dos Estatutos da referida instituição, nomeando e promovendo indivíduos no quadro da carreira diplomática, como mulheres, namoradas, amantes, amigos e familiares mais próximos dos chefes dos gabinetes, disse recentemente uma fonte da Presidência da República ao Jornal Hora H.

ANA MENDES

Segundo a fonte do Hora H, há poucos dias de terminar efectivamente o mandato do executivo conduzido pelo Presidente da República João Lourenço, podemos afirmar que no MIREX não se corrigiu o que estava mal, nem se melhorou o que supostamente está bem.

Os despachos publicados com a data de 05 de Agosto que o Hora H teve acesso, a fonte cita que na sequência de um processo mal preparado pelos principais colaboradores na gestão do pessoal, Luís Filipe Galiano, Director dos Recursos Humanos e Alfredo Dombe Secretário-Geral causaram espantos, porque a injustiça entrou pelos corredores do 5to. Piso no Edifício A aí no largo António Jacinto, percorreu o rés-do-chão no Edifício Sede na Major Kanhangulo / Mutamba e seguiu-se para o 1ro. Piso, denunciou.

“O Mestre induzido ao erro (mal aconselhado/assessorado), e com os escolhidos definidos no universo dos despachos apresentado pela dupla contemplando também novatos dos Gabinetes do Ministro, da SEREX, SECOOPICA, disse a fonte presidencial ao Jornal Hora H

NOMEAÇÃO DE FILHOS E ESPOSAS

1- Lourdes Evaristo Mateia Laureano nomeada a “3º Secretário” é esposa do chefe de Departamento da DAM.

2- Giana Tomás nomeada a “3ª Secretário” e é esposa do Director do Gabinete da SEREX.

3- Luís Filipe dos Santos Galiano nomeado a “3ª Secretário” é filho de Luís Filipe Galiano, Director dos Recursos Humanos.

4- Yuri Miguel dos Santos Galiano nomeado a 3ª Secretário também é filho do Director dos Recursos Humanos Luís Filipe Galiano.

Todos estes não são ainda funcionários do Ministério, entraram já na carreira especial em detrimento de muitos de nós que estamos há anos no Ministério das Relações Exteriores, denunciou outra fonte.

5- António Jorge Pestana Camenha e Carla Maria Pestana Camenha ambos filhos do Director Geral do Ministério das Relações Exteriores (DGMRE).

6- Ibraima Rosaria Nascimento Pascoal e Luís Henrique Rosário António também filhos da Directora Geral do ICAESC.

7- Silvana F da Silva Coelho filha do Director da DAJTC.

8- Iracelma F. Vieira Lopes G. filha do (SE).

Foi sob essa orientação que a alegria nasceu para uns e a tristeza sacudiu aqueles que levam 20, 15, 10 ou 9 anos de casa e de experiência de trabalho com disciplina e ética e brio profissional. Esses funcionários viram-se ultrapassados com os seus nomes excluídos dos bem aventurados nesta última ceia, frisa a fonte.

De acordo com a fonte do Jornal Hora H, deste ambiente, faz-se saber a PGR, OAPR, MAPTS, MINFIN, Tribunal de Contas e IGAE que, o Ministério das Relações Exteriores de Angola transformou-se no centro de injustiças, nepotismo, violação e desrespeito total das leis que regem a admissão e promoções de profissionais na função pública e numa carreira tão especial como a diplomática.

Os promotores desta descriminação, justificaram-se que agiam em obediência a um Despacho do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, recaído sob o ofício Nº 1017/GAB.CHEFE DA CASA CIVIL/PR/011/2022 de 18 de Maio que autoriza o enquadramento e ajustes de Categorias dos Funcionários, o Ministro Téte António procedeu variadíssimas nomeações de admissão e promoção tendo sido visível o nepotismo e o compadrio numa violação gritante do Estatuto do Diplomata e a Constituição da República que enuncia o direito de igualdade e que ninguém deve ser prejudicado na sua vida profissional.

“O Senhor Ministro Téte António, devia aproveitar o momento para resolver os vários assuntos encravados no Director dos Recursos Humanos que são muitos e fazer uma justiça justa, cumprir e fazer cumprir as normas estabelecidas por lei” disse a fonte presidencial ao Hora H.

Nota-se que isso não aconteceu porque muitos dos nomeados não reúnem os requisitos, incluindo tempo de trabalho para as promoções, alguns elementos não são quadros efectivos do Ministério das Relações Exteriores e são recém contratados cujos documentos foram rubricados em Julho de 2021, uns não possuem o grau de licenciatura e outros ainda estão por concluir, não dominam nenhuma das línguas de trabalho da ONU, que são as condições de base para ingresso ao quadro diplomático, denunciou a fonte.

“Fica um ponto assente, houve uma tentativa de arrumação das peças nesta ceia mal servida, que peca porque cada um quis puxar a brasa à sua sardinha e não obedeceram a lei, não fez-se avaliação criteriosa dos promovidos e isso mancha a imagem de toda Direcção do Ministério das Relações Exteriores dirigida por Téte António” afirmou.

Neste momento importante o país vive, exortamos à Direcção do MIREX a partida e os órgãos acima citados a reverem urgentemente esse processo e a repor a legalidade, afirma a fonte ao Jornal Hora H.

Senhor Ministro Téte António, não olhe silenciosamente essas injustiças e ainda está em tempo de recuar, orientar a retirada desses funcionários do SIGFE, e orientar um verdadeiro processo de reajuste para sua boa imagem, alerta um dos homens forte da Presidência Angolana.

O Hora H, procurou contactar o Ministro das Relações exteriores mas sem sucesso.

Em actualização….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página