ELEIÇÕES: REVERENDO LUÍS NGUIMBI APELA AO CIVISMO ELEITORAL
O reverendo Luís Nguimbi e o político Higino Carneiro apelaram, este domingo, em Luanda, os eleitores a acorrerem às mesas das assembleias de voto, no dia 24 deste mês, para exercer o direito de cidadania, com civismo.
Ao manifestar o seu desejo, no final de um culto ecuménico em alusão às eleições, Higino Carneiro apelou aos cidadãos calma, responsabilidade e voto consciente, no sentido de se garantir a estabilidade no país.
“Queremos crescimento, harmonia e que trabalhemos juntos, com quem for eleito para o desenvolvimento de Angola”, disse, aconselhando os cidadãos a voltarem para suas casas, após exercerem o direito de voto.
“Temos um Governo em fim de mandato, que tem feito de tudo para melhorar a vida do seu povo”, disse, garantindo que o MPLA está preparado para cumprir, cabalmente, o seu programa e manifesto eleitoral, caso vença as eleições do dia 24 deste mês.
O reverendo Luís Nguimbi fez saber que as igrejas têm-se multiplicado nos apelos aos eleitores para o civismo, durante o processo eleitoral. Disse esperar que a votação decorra de forma tranquila e com liberdade de consciência, tal como foi o registo eleitoral oficioso.
Apelou aos políticos a proferirem discursos desafiadores, argumentos válidos que convençam a população votante, “que cresceu em termos de análise crítica”.
As eleições, adiantou, servirão para consolidar o processo de paz no país, pelo que convidou a afluência de todos às urnas.
Concorrem ao pleito os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO (os dois últimos estreantes) e a coligação CASA-CE.
Para o efeito, 14 milhões 399 mil eleitores, 22 mil 560 dos quais residentes no estrangeiro, vão eleger o Presidente da República, o Vice-Presidente e os 220 deputados à Assembleia Nacional.
Fonte: JA