ELEIÇÕES: QUENIANOS ORAM PELA PAZ E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PEDEM CALMA

0

Eleições presidenciais aconteceram no dia 9

Milhares de quenianos foram às igrejas e ruas orar pela paz neste domingo, 14, enquanto esperam ansiosamente o resultado final da acirrada eleição presidencial de terça-feira, em que os dois principais favoritos continuam muito próximos na contagem dos votos em curso.
Dados da Comissão Nacional Eleitoral, que já contou apenas 50 por cento dos votos indicaram, hoje que o vice-presidente William Ruto tem 51,25 por cento dos votos, revertendo os ganhos anteriores do seu principal rival Raila Odinga, que tinha 48,09 por cento.

O prazo para a apresentação dos resultados oficiais termina na terça-feira, 16.

A polícia de choque foi mobilizada durante a noite para o centro de contagem de votos, que está fortemente vigiado em Nairóbi, depois de agentes de partidos políticos interromperam o processo, lançando alegações de manipulação uns contra os outros.
O presidente da comissão, Wafula Chebukati, acusou os agentes de atrasarem o processo de apuração ao fazer perguntas desnecessárias aos funcionários eleitorais.

Também hoje, mais de uma dúzia de grupos da sociedade civil, sindicatos, e as delegações locais da Amnistia Internacional e da Transparência Internacional emitiram um comunicado a pedir calma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página