SENADORES NORTE-AMERICANOS VOTAM RESOLUÇÃO QUE EXIGE ELEIÇÕES CREDÍVEIS EM ANGOLA
Três senadores do Congresso dos Estados Unidos apresentaram, para votação, uma resolução em que, entre outros pontos, exigem eleições livres, justas e credíveis, e que todos os concorrentes tenham acesso de forma igual aos meios públicos.
O mentor da resolução é o senador Bob Menendez, líder do Comité do Senado para as Relações Internacionais, com as assinaturas dos senadores Bem Cardin e Chris Van Holen.
Ainda sem data para a sua votação, o texto tem a data de 2 de Agosto, mas admite-se que venha a ser aprovado sem dificuldade.
A resolução visa, claramente, pressionar o governo angolano, numa altura em que se apontam favorecimentos ao MPLA pela média pública e pela utilização de meios de Estado para a sua campanha eleitoral.
O texto que os senadores levam para a aprovação, refere, também, que o país observa falhas no processo de garantias de eleições credíveis, com a média pública controlada ou altamente influenciada pelo executivo angolano, e com os jornalistas independentes sujeitos a pressões sérias, enquanto os partidos da oposição estão sujeitos a interferências burocráticas.